Saúde e Gabinete da Mulher iniciam ações da campanha Agosto Dourado nesta segunda-feira (1º)

Campanha tem o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância e os benefícios do aleitamento materno

Marília Ferreira/Ascom SMS 29/07/2022 às 13:45
Saúde e Gabinete da Mulher iniciam ações da campanha Agosto Dourado nesta segunda-feira (1º)
Foto: Reprodução Internet

Com o propósito de intensificar as atividades desenvolvidas na área da assistência e promoção da saúde da criança, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Gabinete de Políticas Públicas Para Mulheres de Maceió promovem, a partir desta segunda-feira (1º), uma programação especial para a campanha ‘Agosto Dourado’ - mês dedicado ao incentivo à amamentação. 

A Gerência de Programas Estratégicos da SMS, por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança, irá mobilizar profissionais e usuários das Unidades de Saúde do Município com ações voltadas ao aleitamento materno, que serão iniciadas na segunda-feira (1º), às 9h, na Unidade Básica de Saúde Osvaldo Brandão Vilela, localizada na Ponta da Terra. 

A sensibilização sobre a temática também será levada às ruas. Durante a parada obrigatória do sinal de trânsito, uma equipe técnica fará a abordagem de motoristas e pedestres em quatro pontos da cidade, através de faixas e distribuição de material educativo. As chamadas “Blitz da Amamentação” acontecem no dia 04 de agosto nos semáforos do Shopping Pátio e Terminal de Ônibus do Benedito Bentes, na lateral da Casa Vieira (Farol), em frente à Super Pizza (Ponta Verde) e no Centro de Maceió. 

“A campanha Agosto Dourado trata-se de uma abordagem de saúde pública, pautada na promoção dos vínculos entre amamentação e sobrevivência, saúde e bem-estar de mulheres e crianças. Vamos trazer um mês repleto de ações sobre o tema, com o objetivo de ressaltar a importância da amamentação e estimular a prática entre as mulheres”, ressalta a coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança, Marglene Oliveira.

Coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança, Marglene Oliveira. Foto: Ascom SMS
Coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança, Marglene Oliveira. Foto: Ascom SMS

A partir do dia 5, haverá a exposição de fotos “Ato de amor e vida”, que busca trazer a conscientização do processo de amamentação. A exibição estará disponível no Shopping Pátio (Benedito Bentes), Maceió Shopping (Mangabeiras) e Parque Shopping (Cruz das Almas) até o dia 31 de agosto.

Buscando fortalecer essa prática, a Prefeitura de Maceió vai inaugurar, no dia 08 de agosto, às 9h, o posto de coleta de leite humano na Unidade de Referência em Saúde Hamilton Falcão, situada no Benedito Bentes. O equipamento é um estímulo ao aleitamento materno, além de ser um meio de promover a redução da mortalidade infantil.

Ainda como parte da programação, a Saúde de Maceió, em parceria com o Gabinete da Mulher e a Maternidade Escola Santa Mônica, promoverá o ‘I Simpósio Municipal em Aleitamento Materno: Educando e Apoiando’. A ação acontecerá no dia 10 de agosto, de 8h às 14h, no auditório do Centro Universitário Tiradentes (Unit), em Cruz das Almas.

Para encerrar o mês de atividades, as mulheres maceioenses serão beneficiadas com mais uma edição do ‘Empodera Mulher na Comunidade’, a ser realizado no dia 31 de agosto, na Orla Lagunar do Vergel do Lago. A ação, realizada pelo Gabinete da Mulher, leva serviços de embelezamento, palestras sobre o empoderamento feminino, e ações voltadas à saúde, bem-estar e assistência social.

Agosto Dourado institucionalizado 

Prefeito JHC institucionalizou a campanha Agosto Dourado na Capital. Foto: Edvan Ferreira/Secom Maceió
Prefeito JHC institucionalizou a campanha Agosto Dourado na Capital. Foto: Edvan Ferreira/Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió, por meio do Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres, assinou no ano passado o decreto instituindo o Agosto Dourado na capital. Sendo um marco nas políticas públicas para as mulheres, o objetivo da iniciativa foi promover programas e ações voltadas à garantia e direito das mulheres lactantes e crianças no município.

“Os benefícios do aleitamento materno são diversos, tanto para a criança quanto para a mãe. Entendemos a importância de focarmos na Campanha de incentivo, uma vez que o leite materno é o alimento mais completo e deve ser incentivado exclusivamente até o sexto mês de vida e continuado até 2 anos ou mais. A mãe também é beneficiada com a prática, pois, é comprovado cientificamente a diminuição da chance do câncer de mama e ovário”, afirma a coordenadora do Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres, Ana Paula Mendes.

Coordenadora do Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres, Ana Paula Mendes. Foto: Edvan Ferreira/Secom Maceió
Coordenadora do Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres, Ana Paula Mendes. Foto: Edvan Ferreira/Secom Maceió
SEMUC

Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania

Rua Sá e Albuquerque, 235, Jaraguá, Maceió/AL CEP 57022-180
Telefone: (82) 98746-9717
E-mail: cidadania@semuc.maceio.al.gov.br