Prefeitura de Maceió divulga programação do Mês da Mulher

Calendário envolve lançamento de programas e uma série de atividades voltadas ao público feminino

Thiago Gomes/Secom Maceió 05/03/2022 às 17:11
Prefeitura de Maceió divulga programação do Mês da Mulher

A Prefeitura de Maceió está com uma programação especial para o Mês da Mulher. São ações que garantem mais proteção, dignidade, empoderamento, acessibilidade, esporte, lazer e mais saúde ao público feminino. Por se tratar do março lilás, atividades de combate ao câncer de colo de útero serão intensificas.

O cronograma de atividades foi preparado pelo Gabinete de Políticas Públicas para as Mulheres e pela Secretaria Municipal de Gestão (Semge), levando em consideração que as servidoras do município não podem ficar de fora deste calendário.

O prefeito JHC lança a campanha do Mês da Mulher em um evento, marcado para o dia 7 de março, às 10h, na Secretaria Municipal de Saúde (SMS). No mesmo dia, ele inicia o Programa Dignidade Menstrual na Escola Nosso Lar. A intenção desta ação é distribuir absorventes entre as estudantes das unidades de ensino.

No Dia Internacional da Mulher (8 de março), vai ser implantada a Guarda Salve Mulher na Casa da Mulher Alagoana. São 20 guardas municipais mulheres que se revezarão 24 horas por dia naquele espaço de acolhimento para contribuir com a fiscalização das medidas protetivas e no acompanhamento das denúncias que chegam pelo telefone, no Disque 180.

Ao longo do mês, a prefeitura vai executar projetos que incentivam a autoestima das mulheres. Um deles é o Empodera Mulher na Comunidade, que levará uma série de serviços para os bairros nas áreas de saúde, assistência social, esporte e lazer, além de apresentações musicais para diversão do público. Em março, por exemplo, a atividade acontecerá na Vila Brejal.

O empreendedorismo feminino também será estimulado com o lançamento de três turmas do programa Emprega Mulher, fruto de uma parceria firmada pela gestão com o Sistema S. Ainda está prevista uma edição especial do projeto Praia Acessível, garantindo um dia diferente de lazer para mulheres e meninas com deficiência.

A conscientização sobre assédio sexual e importunação sexual, incluindo a entrega de selo a estabelecimentos de Maceió parceiros do Programa Salve Mulher, vai ser a principal finalidade do projeto Maceió Sem Assédio, a ser lançado este mês pela Prefeitura de Maceió. A primeira capacitação já tem data agendada.

A campanha vai ser coroada com a entrega do Troféu Selma Bandeira às mulheres que se destacaram em ações de impacto transformador da sociedade. A premiação será realizada no Teatro Deodoro com a presença do prefeito JHC.

O posto de coleta de leite humano do município, que vai funcionar no Centro de Saúde Hamilton Falcão, será inaugurado no dia 14 de março. Ainda sobre saúde, a prefeitura vai levar a vacinação contra o HPV nas escolas, no cronograma de ações de conscientização e combate ao câncer do colo do útero.

As servidoras do município de Maceió terão um evento exclusivo com direito a uma palestra a ser ministrada pela apresentadora de TV e comentarista política Gabriela Prioli. Ela ficou conhecida nacionalmente por ter integrado o time da CNN Brasil.

“Neste período pandêmico, quem mais sofreram foram as mulheres por conta até das questões familiares. Muitas perderam o emprego ou tiveram que optar por ficar em casa porque as crianças não puderam ir pra escola e acabaram se tornando chefes de família. O mês veio para exaltar a força feminina. Então, pensamos em ações e políticas públicas de Estado que transformem, protejam e empoderem as mulheres maceioenses”, ressalta Ana Paula Mendes, coordenadora do Gabinete da Mulher.

SEMUC

Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania

Rua Sá e Albuquerque, 235, Jaraguá, Maceió/AL CEP 57022-180
Telefone: (82) 98746-9717
E-mail: cidadania@semuc.maceio.al.gov.br