Moradoras do Benedito Bentes recebem serviços do Empodera Mulher na Comunidade

As mulheres contaram com ações de saúde, autoestima, assistência social, geração de renda, cultura e lazer

Secom Maceió com Ascom Sudes 25/03/2022 às 13:33
Moradoras do Benedito Bentes recebem serviços do Empodera Mulher na Comunidade
Projeto fortalece a autoestima e faz conexões com as mulheres de Maceió. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

As mulheres do Benedito Bentes receberam nesta sexta-feira (25) uma série de serviços oferecidos pelo projeto Empodera Mulher na Comunidade, realizado pelo Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres. Esta é a segunda edição do projeto que visa fortalecer a autoestima e fazer conexões com as mulheres dos bairros de Maceió.

“Estamos aqui na Praça Padre Cícero, levando diversos serviços para a comunidade. Estamos ainda mais próximos das mulheres e supervisionando as ações. Além dos serviços ofertados, também temos um espaço para que as mães possam deixar as crianças para irem em busca dos serviços”, destacou o prefeito JHC.

Prefeito JHC afirma que o Município está ainda mais perto da comunidade. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió
Prefeito JHC afirma que o Município está ainda mais perto da comunidade. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

Durante todo o dia, as mulheres puderam contar com serviços de teste rápido, glicemia, aferição de pressão, exames ginecológicos, vacinação, palestras, cortes de cabelo, hidratação, cadastro e agendamento para carteira de trabalho e previdência, assistência jurídica e orientações ao consumidor. Além disso, a comunidade também recebeu apresentações musicais, fidance e zumba e palestras sobre empoderamento feminino.

O trabalho reuniu várias secretarias em um único espaço, além da parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB-AL) e da presença da primeira dama da capital, Marina Candia.

“Essa é a segunda edição do Empodera Mulher na Comunidade. O intuito do nosso projeto é trazer dignidade, cidadania e serviços para aqueles que mais precisam, principalmente para a mulher”, pontuou a coordenadora do Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres, Ana Paula Mendes.

Maria José é moradora da comunidade foi fazer o cadastro único e contou que a ação foi ótima. "Nem sempre a gente consegue ir até o CRAS, então esses serviços vindo aqui para a comunidade facilitou muito. Foi muita boa a ação”, disse.

Educação Ambiental

Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió
Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

Com artigos de decoração e de utilização totalmente feitos com garrafas pet, a equipe de educação ambiental da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) esteve realizando oficinas, além da conscientização a respeito das práticas positivas ao meio ambiente.

"Trouxemos oficinas de brinquedos feitos com materiais recicláveis e também da fabricação de sabão, reutilizando óleo de cozinha usado, que iria para o lixo. Essa segunda, em específico, é uma potencial geradora de renda para as mulheres que não possuem um ofício. Então, esse trabalho sustentável levou conhecimento para as participantes do bairro do Benedito Bentes", disse Kedyna Tavares, diretora de planejamento e serviços especiais da Sudes.

As mulheres presentes ainda receberam orientações sobre a coleta seletiva existente na região.

"Aqui no Benedito Bentes temos uma cooperativa que faz um excelente trabalho porta a porta e onde as mulheres são protagonistas, ocupando diversos cargos importantes na administração, uma coisa que deve ser destacada como incentivo para todas as mulheres", completou a diretora.

SEMUC

Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania

Rua Sá e Albuquerque, 235, Jaraguá, Maceió/AL CEP 57022-180
Telefone: (82) 98746-9717
E-mail: cidadania@semuc.maceio.al.gov.br