Iniciativa da Prefeitura de Maceió, Emprega Mulher promoveu a capacitação de 800 mulheres

Numa parceria com o Senai, capital alagoana continua atuando com ações para afastar as mulheres da vulnerabilidade social

Gleycyanny Romão (estagiária)/Secom Maceió 16/11/2022 às 17:30
Iniciativa da Prefeitura de Maceió, Emprega Mulher promoveu a capacitação de 800 mulheres
Programa promoveu capacitação para 800 mulheres em Maceió. Foto: Célio Júnior/Secom Maceió

Na turma vespertina de Mecânico de refrigeração e climatização doméstica, 15 alunas, aproximadamente, estão em busca da requalificação do mercado de trabalho. Esta é mais uma parceria do Gabinete da Mulher, da Prefeitura de Maceió com o Senai, por meio do projeto Emprega Mulher, que proporciona a capacitação de 600 mulheres em cursos gratuitos. As aulas têm período de dois meses e acontecem de segunda à sexta, a partir das 13h30 até 17h30, com carga horária de 160h.

Ao todo, segundo dados do Gabinete da Mulher, o programa já capacitou 800 mulheres em Maceió. A iniciativa contempla mulheres em situação de vulnerabilidade social, inscritas no Cadastro Único, e oferta mais de 10 cursos profissionalizantes, como operador de computador, montagem de bijuterias, fabricação de biscoitos e bolachas, manutenção residencial e outros.

Iasmyn Souza é uma das 800 mulheres capacitadas pelo programa. Foto: Alan Cesar/Secom Maceió
Iasmyn Souza é uma das 800 mulheres capacitadas pelo programa. Foto: Alan Cesar/Secom Maceió

A mais nova da turma é Iasmyn Souza, de 15 anos. A jovem está no primeiro ano do ensino médio e sonha com a graduação em engenharia aeroespacial. “Está sendo ótimo porque vou terminar a escola com uma experiência no currículo. Como já estamos finalizando esse, dei uma olhada em outros cursos e me interessei por mecânica automobilística, também ofertado pelo SENAI, vai ser mais fácil de entrar no mercado de trabalho”.

Com o objetivo de garantir o comparecimento delas às aulas, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) solicitou à Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) o benefício das passagens gratuitas. Com o investimento de R$ 25.962, as mulheres receberam o cartão VAMU com 7.750 viagens de ida e volta até o fim do curso.

Iasmyn mora no Tabuleiro do Martins, parte alta de Maceió e ainda afirma que os pais não teriam condições de bancar as passagens durante os dois meses de curso. “Essa gratuidade foi um alívio porque eu queria muito participar da turma, mas sabia que não poderia vir todos os dias. Até hoje não faltei a aula e já estou quase concluindo um curso que vai mudar meu futuro”.

Professor Jobson Pinheiro durante a aula do curso de mecânico de refrigeração. Foto: Alan Cesar/Secom Maceió
Professor Jobson Pinheiro durante a aula do curso de mecânico de refrigeração. Foto: Alan Cesar/Secom Maceió

O professor Jobson Pinheiro é formado em eletromecânica. Ele diz que além das aulas teóricas, as práticas despertam ainda mais o entusiasmo das mulheres no lado profissional.

“É aqui que elas colocam a mão na massa, eu vejo o olho de cada uma brilhando. É uma experiência nova ter uma turma composta 100% por mulheres, é um aprendizado mútuo. Passei a entender a história de superação de cada uma e é gratificante ver que estou contribuindo para tirar elas da vulnerabilidade social”, ressalta.

Jucelina Oliveira tem 49 anos e desabafa que estava com depressão. No início, a dificuldade de estudar atrapalhou o desempenho, agora, ela relata que a convivência com outras mulheres ajudou a curar todos os sintomas.

Jucelina Oliveira disse que curso ajudou a se curar da depressão. Foto: Alan Cesar/Secom Maceió
Jucelina Oliveira disse que curso ajudou a se curar da depressão. Foto: Alan Cesar/Secom Maceió

“Eu ficava muito triste em casa por conta da pandemia, aqui eu distraio a mente com algo que está somando na minha vida profissional. Estamos aprendendo a consertar geladeiras, ar-condicionado e outros equipamentos. Os conteúdos são bastante objetivos e claros. Meu tio já me chamou para ajustar o bebedouro e botei em prática tudo o que aprendi aqui”, comemora.

A Prefeitura de Maceió também está com convênios em andamento para conseguir vagas de emprego para as mulheres formadas pelo Emprega Mulher, e também tem uma parceria com a Caixa Econômica Federal para que as Microempreendedoras Individuais (MEI) consigam empréstimos com condições especiais.

Confira os cursos ofertados

Montagem de Bijuterias - 60h

Aplicador de revestimento cerâmico - 60h

Fabricação de biscoitos e bolachas - 60h

Fabricação e produção de inhame, macaxeira e batata doce - 60h

Mecânico de motores e ciclo Otto - 160h

Manutenção residencial - 80h

Mecânico de refrigeração climática doméstica - 160h

Aproveitamento integral dos alimentos - 80h

Operador de computador - 160h

SEMUC

Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania

Rua Sá e Albuquerque, 235, Jaraguá, Maceió/AL CEP 57022-180
Telefone: (82) 98746-9717
E-mail: cidadania@semuc.maceio.al.gov.br