Vamos Subir a Serra tem início na praça Multieventos
Mírian Monte representou a Prefeitura Municipal de Maceió na solenidade de abertura
A edição especial do Vamos Subir a Serra, aberta na noite desta quinta-feira (28), contou com a presença de representantes do movimento negro de Alagoas, lideranças religiosas de matriz africana e gestoras estadual e municipal da Cultura. O evento acontece até o dia 31, no Espaço Cultural Zumbi dos Palmares, Praça Multieventos, Praia de Pajuçara.
Os trabalhos foram iniciados com a fala do coordenador geral do Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô, Benedito Jorge. Em seguida, a Yalorixá Mãe Neide Oyá D’Oxum, trouxe uma mensagem de paz e harmonia para os presentes. A presidenta da FMAC, Mírian Monte, destacou a importância da realização do evento que chama a atenção da sociedade para o combate ao racismo, bem como da potência da comunidade afro alagoana em segmentos que abarcam o empreendedorismo cultural e de negócios.
A coordenadora geral do Vamos Subir a Serra, Valdice Gomes, destacou a parceria das entidades públicas e particulares e as ações que serão desenvolvidas nos quatro dias de atividades que compreendem a realização de palestras, oficinas de formação e apresentações culturais. A mesa foi encerrada com a fala da Superintendente de Identidade e Diversidade Cultural da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Perolina Lyra, que destacou o combate ao racismo.
A abertura contou ainda com apresentações de grupos afro como o Inayê e o Quizomba de Orongo, grupo de samba de pagode e baianas, da Casa de Axé Jeje Mãe Mirian, além do show do cantor Igbonã Rocha. Houve ainda a realização de um ritual de oferenda de flores à Yemanjá, no mar da Pajuçara, realizado pela Mãe Neide Oya D’Oxum.
Xangô Rezado Alto – Nesta sexta-feira (29), lideranças religiosas de matriz africana, pesquisadores, adeptos do Candomblé e da Umbanda e o público interessado, participam da Mesa Memória do Quebra de Xangô e o Racismo Religioso. O episódio ocorreu entre o dia primeiro e a madrugada do dia dois de fevereiro quando a Liga dos Republicanos Combatentes, que fazia oposição ao então governador, Euclides Malta, invadiu e destruiu os terreiros ao agredir com espancamentos e prisões os Babalorixás e as Yalorixás.
A edição Especial do Vamos Subir a Serra acontece em janeiro devido à pandemia da Covid-19 (coronavírus). As edições anteriores sempre foram realizada em novembro, mês da Consciência Negra. O público pode participar de seminários, exposições, homenagens, desfile afro, feira com empreendedores afros e quilombolas, feira gastronômica e apresentações culturais.
Ascom/FMAC
Fundação Municipal de Ação Cultural
Rua Melo Morais, nº 59, Centro
CEP: 57020-330 // Telefone: (82) 3312-5820
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
E-mail: [email protected]