Turismo e Cultura alinham ações para o projeto Turismo de Base Comunitária

Redação 17/08/2021 às 10:00
Turismo e Cultura alinham ações para o projeto Turismo de Base Comunitária

Projeto vai levar turismo e cultura para o Jacintinho, um dos bairros de maior relevância social para Maceió

No intuito de ampliar o conceito do turismo, e ao mesmo tempo alavancar a cultura de Maceió, a presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) esteve em reunião nesta terça-feira (17) na Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), com a secretária Patrícia Mourão, com a coordenadora de Ordenamento do Turismo, Sandra Gomes, e a coordenadora de Divulgação e Promoção da Semtel, Charlene Barros.

A pauta foi o Projeto Turismo de Base Comunitária, que vai ser levado, numa primeira etapa, ao Jacintinho, e o alinhamento institucional entre a FMAC e a Semtel foi para elaborar a Rota do Seu Jacinto, um roteiro a pé pelos mirantes do bairro.

Reunião entre a Semtel e a FMAC ocorreu na Casa Maceió. Foto: Daniel Marinho / Ascom FMAC

“O Turismo de Base Comunitária sempre foi uma das prioridades do Prefeito JHC. Diante dessa configuração, a gestão pública precisa ser indutora de políticas públicas que produzam uma amálgama entre os elementos fundamentais para um desenvolvimento inclusivo. Por isso, procuramos parceiros institucionais internos, e a FMAC vai ser uma grande aliada para a realização do projeto”, afirmou Charlene.

Charlene Barros. Foto: Daniel Marinho / Ascom FMAC
Mirian Monte. Foto: Daniel Marinho / Ascom FMAC

“É papel da FMAC identificar os grupos culturais presentes no bairro, porque a cultura é o que chama o povo, e essa cultura tem que ser associada à vivência da comunidade. É preciso que os artistas participem conosco da implementação dessa ação”, afirma a presidente da FMAC, Mirian Monte. “Já temos os editais de credenciamento de artistas abertos, frutos do convênio federal ‘Maceió, Cidade das Artes’. Dessa forma, nós já temos os instrumentos para chamar os artistas a se apresentarem, recebendo seus devidos cachês”, complementa Mirian.

Apresentação do projeto Turismo de Base Comunitária. Foto: Daniel Marinho / Ascom FMAC

“A favela não é carência, a favela é potência, e todos precisam ter consciência disso. O Jacintinho já nos oferece pontos estratégicos que tem potencialidade para um circuito turístico, como o Farol do Jacintinho, patrimônio que já tem 164 anos e uma vista privilegiada da cidade” ainda pontuou Charlene.

“Temos também o Mirante Kátia Assunção, que será a porta de entrada para a Rota do Seu Jacinto. Já na Praça do Mirante do Jacintinho, temos o Mirante Cultural, um movimento que já encontramos acontecendo lá, sendo organizado pelo CEPA Quilombo para os moradores participarem de atividades como capoeira, maracatu, oficinas e tantas outras”, complementou Charlene.

“Estamos também com outra ação a ser realizada no dia 11 de setembro, que poderia englobar o esporte. O ‘Pinto e Sururu: Frevo na Lagoa Mundaú’, uma ação de limpeza da lagoa junto com a Sudes e o Pinto da Madrugada, que estará tocando num catamarã. É também uma oportunidade para a Semtel fazer um alinhamento ainda maior com a FMAC, pois no nosso evento haverão várias canoas, barcos, e por que não convocar atletas para fazer parte também? É esse tipo de alinhamento entre as instituições que precisamos ter na ponta do lápis”, finaliza Mirian Monte.

O lançamento do Turismo de Base Comunitária do Jacintinho está programado para o início de dezembro.

Gabriela Lyra / Ascom FMAC

FMAC

Fundação Municipal de Ação Cultural

Rua Melo Morais, nº 59, Centro
CEP: 57020-330 // Telefone: (82) 3312-5820
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
E-mail: protocolofmac@gmail.com