Trem Maria Fumaça vai acompanhar cortejo do “Corso Fora de Época”

Redação 27/08/2021 às 14:00
Trem Maria Fumaça vai acompanhar cortejo do “Corso Fora de Época”

Cortejo de carros antigos é tradição dos carnavais do começo do século XX

O trem Maria Fumaça está prestes a se tornar a mais nova atração cultural e turística de Maceió. Isso porque ele estará presente no evento “Corso Fora de Época”, um resgate dos carnavais do começo do século XX, onde carros eram adornados e saíam pelas ruas da cidade. A decisão veio em reunião, ocorrida nesta quinta-feira (26), entre a presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), Mirian Monte e representantes da Companhia Brasileira de Trens Urbanos de Maceió (CBTU).

O trem Maria Fumaça, fabricado em 1929, foi restaurado e irá virar um trem turístico a partir de dezembro. Crédito: Divulgação CBTU

Na ocasião, foram discutidos os projetos culturais que podem envolver passeios no VLT e no trem Maria Fumaça. Estiveram presentes o superintendente Companhia Brasileira de Trens Urbanos de Maceió (CBTU), Carlos Jorge, e a gerente de Operações, Morgana Moraes. A ação, que será realizada no dia 25 de setembro, terá também a parceria do Clube do Automóvel Antigo de Alagoas (CAAAL) e a orquestra do bloco Pinto da Madrugada puxando o cortejo.

Mirian Monte e o superintendente da CBTU, Carlos Jorge. Crédito: Daniel Marinho/Ascom FMAC

O percurso dos automóveis do “Corso Fora de Época” começa no estacionamento da OAB, na Cruz da Almas, e termina na Praça Marcílio Dias. O trajeto até a chegada na praça vai incluir ruas onde passam os trilhos da CBTU, justamente onde haverá o encontro dos automóveis antigos com o trem Maria Fumaça.

A presidente da FMAC discutiu, ainda, com a CBTU, uma parceria para projetos culturais no Jaraguá, com um calendário de eventos anuais incluindo passeios nos trens VLT pelos bairros históricos de Maceió.

Alinhamento entre a FMAC e a CBTU para realização de projetos culturais. Crédito: Daniel Marinho/Ascom FMAC

Gabriela Lyra/Ascom FMAC

FMAC

Fundação Municipal de Ação Cultural

Rua Melo Morais, nº 59, Centro
CEP: 57020-330 // Telefone: (82) 3312-5820
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
E-mail: protocolofmac@gmail.com