Terceiro dia de Ser Criança É Massa transforma espaços públicos em lugares de encontro e alegria

Evento itinerante celebra a infância e fortalece o vínculo dos moradores com os equipamentos públicos recém-revitalizados

Thauane Rodrigues/Ascom FMAC 19/10/2025 às 17:30
Terceiro dia de Ser Criança É Massa transforma espaços públicos em lugares de encontro e alegria
Famílias lotaram o novo Parque Osman Loureiro, recém-inaugurado, para acompanhar as atividades do projeto. Foto: Aaron Neves/Ascom FMAC

O Ser Criança é Massa voltou a movimentar com muita música, alegria e brincadeiras dois importantes espaços públicos neste sábado (18), a Grota do Rafael, pela manhã, e o recém-inaugurado Parque Osman Loureiro, no período da tarde, foram palcos de muita alegria e diversão.

A iniciativa da Prefeitura de Maceió, realizada pela Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), reforça a democratização do acesso à cultura e o uso qualificado dos equipamentos que vem sendo revitalizados em toda a cidade, permitindo que as famílias se reconheçam nesses espaços e criem um vínculo permanente com eles.

Esse movimento de reocupação afetiva é uma das marcas do projeto Ser Criança é Massa. Josinete Canuto, moradora da Grota do Rafael, destaca essa aproximação com o território.

“A presença desse projeto aqui na comunidade é uma alegria muito grande. As crianças ficam  felizes, e isso contagia todos nós. Mesmo sem meu neto aqui hoje, eu faço questão de acompanhar e participar, porque sempre estive envolvida nessas ações. É um momento que reforça que ser criança é um sentimento que dura a vida toda.”

No Osman Loureiro, o clima foi de festa e reencontro. O parque, entregue recentemente pela gestão municipal, já se tornou um ponto de referência para convivência, lazer e cuidado comunitário.

Kaline Góes, mãe da pequena Ágata, celebrou poder viver esse momento perto de casa.

Kaline levou a filha Ágata para aproveitar a festa das crianças.
Kaline levou a filha Ágata para aproveitar a festa das crianças.

“Sou moradora aqui do Osman Loureiro e estou achando a tarde linda. As crianças estão aproveitando muito e esse tipo de evento é muito importante para elas. É uma forma de proporcionar diversão, convivência e momentos especiais perto de casa.”

A jovem Andressa Rannielly, de 17 anos, também moradora do bairro, reforçou o sentimento de acolhida.

A jovem Andressa aproveitou a tarde entre amigos com muita música e animação. Foto: Beto Macário/Secom Maceió
A jovem Andressa aproveitou a tarde entre amigos com muita música e animação. Foto: Beto Macário/Secom Maceió

“Estou achando tudo muito legal. A música está divertida, a praça ficou linda e eu amei encontrar os personagens. O que mais gostei foi a Arlequina. Também adorei a pintura no rosto, ficou perfeita. É muito bom ter esse tipo de atividade aqui para a gente.”

O presidente da FMAC, Myriel Neto, ressaltou que a política cultural implantada pela Prefeitura tem entre suas prioridades aproximar a cultura das comunidades e valorizar os equipamentos públicos.


“Quando a cultura chega aos bairros, ela transforma o lugar em um ponto de encontro. O Ser Criança é Massa ocupa os espaços que foram revitalizados e devolvidos à população, garantindo que eles sejam vividos, cuidados e amados.”

A FMAC segue com a programação do Ser Criança é Massa levando arte, brincadeiras, inclusão e fortalecimento comunitário a diferentes regiões de Maceió, consolidando o compromisso de que os espaços públicos são lugares para estar, conviver e se reconhecer.

FMAC

Fundação Municipal de Ação Cultural

Rua Melo Morais, nº 59, Centro
CEP: 57020-330 // Telefone: (82) 3312-5820
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
E-mail: [email protected]