Sucesso do Verão Massayó contou com o envolvimento direto de 1.500 profissionais

Da instalação dos palcos à cobertura do evento, diversas equipes atuaram para transformar o festival num dos melhores do país

Secom Maceió 16/01/2023 às 15:49
Sucesso do Verão Massayó contou com o envolvimento direto de 1.500 profissionais
Verão Massayó contou com o trabalho de 1.500 profissionais. Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió

É impossível não recorrer ao ditado popular que diz ‘a união faz a força’. Os dias que antecederam o Festival Verão Massayó começaram com o planejamento do evento que contou com um público de 600 mil pessoas. Para que milhares de pessoas pudessem prestigiar os artistas nacionais e locais nos palcos Minha Sereia, Sururu e no Mercado do Jaraguá foi preciso o engajamento de mais de 1.500 profissionais que trabalharam diretamente nos bastidores do evento que já se consagrou num dos melhores do Brasil.

As equipes multiprofissionais tiveram que planejar toda a logística do festival para que os impactos na vida dos maceioenses e turistas fossem minimizados, seja em relação aos bloqueios de ruas e avenidas, segurança dos artistas e do público, garantia de transporte para locomoção na ida e na volta do evento, bem como os cuidados com a venda de alimentos e bebidas.

O festival foi pensado, ainda, para garantir a quem fosse curtir a festa exercesse a solidariedade ao doar alimentos para as pessoas em situação de vulnerabilidade social, bem como propiciou a pessoas com deficiência espaços de inclusão e mobilidade. Foi montado no Palco Minha Sereia um camarote para este público e o acesso ao palco Sururu foi garantido

Para se ter uma ideia, o Verão Massayó contou com o trabalho de 45 guardas municipais, sendo 10 viaturas, 500 seguranças particulares e 100 bombeiros. Foram disponibilizadas 31 linhas de ônibus gratuitas.

O festival contou com 252 ambulantes que venderam alimentos e receberam orientações da Vigilância Sanitária de Maceió sobre acondicionamento, manuseio e normas de higiene no trato de produtos alimentícios.

A Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social levou 60 agentes de fiscalização para atuar no evento.

Equipes de saúde em dois postos, com médicos e enfermeiros da Secretaria de Saúde de Maceió, que também trabalharam no festival, que contou, ainda, com a participação de profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Álcool e Outras Drogas (AD) Dr. Everaldo Moreira, que realizaram uma mobilização educativa de redução de danos e prevenção ao uso de drogas.

Já o Gabinete Integrado de Políticas Públicas para Mulheres orientou e inibiu a prática de assédio sexual contra o público feminino, cuja equipe levou ao evento a campanha Maceió Sem Assédio. Ao lado do posto médico foi montado um espaço para acolhimento das mulheres, vítimas de qualquer tipo de violência, importunação sexual, orientações e encaminhamentos.

A Secretaria de Assistência Social de Maceió combateu o trabalho infantil com a iniciativa coordenada pela equipe do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) Volante. Os profissionais realizaram panfletagem, orientação aos ambulantes e identificação de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil nas imediações do Palco Minha Sereia, no estacionamento do Jaraguá, e no Palco Sururu, na região do Centro de Convenções.

Nos dias dos shows do Verão Massayó, os Conselhos Tutelares da capital também funcionaram em sistema de plantão. Foi garantida que denúncias de violação de direitos pudessem ser feitas, diariamente, através do Disque 100.

A cobertura de todo o evento foi realizada por uma equipe de profissionais de comunicação social das áreas de jornalismo, publicidade, relações públicas, fotojornalismo, telejornalismo, produção de vídeos, reportagens, entradas e transmissão ao vivo dos shows. Mais do que registrar cada passo do festival, as imagens e sons captados fazem parte da memória cultural de nossa cidade.

Andrean da Silva, 39 anos, responsável pela equipe de som no Verão Massayo, trabalha há 19 anos na aérea e explica a importância do trabalho realizado. “Hoje nós contamos com oito profissionais responsáveis por manter a qualidade do som para o público que veio prestigiar esse evento tão maravilhoso. Sem um som de qualidade não há diversão. A correria é grande para entregar um festival de qualidade para o público”, explicou.

FMAC

Fundação Municipal de Ação Cultural

Rua Melo Morais, nº 59, Centro
CEP: 57020-330 // Telefone: (82) 3312-5820
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
E-mail: protocolofmac@gmail.com