Sextou no Centro conta com ações de conscientização do Outubro Rosa e programação completamente feminina
Agentes do Saúde da Gente estiveram presentes para atender população com testes rápidos e encaminhamentos para mamografia
O Sextou no Centro da última sexta-feira (31) foi ainda mais especial. Com uma programação totalmente feminina, em alusão à campanha internacional do Outubro Rosa, a edição conscientizou sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.
Das 17h às 20h, as cantoras Wilma Araújo, Carla Araújo, Fernanda Guimarães, Mel Nascimento, Fabi Canuto e Gina Kynnors agitaram o fim de tarde do público.
Organizado pela Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a ação começou mais cedo, com a equipe do Saúde da Gente, que também esteve no local oferecendo atendimentos gratuitos como testes rápidos, solicitação de mamografia, verificação de glicemia e aferição de pressão arterial.
"Estamos usando a força da cultura junto ao trabalho que a Secretaria de Saúde faz para lembrar a importância da prevenção do câncer de mama", afirma Myriel Neto, presidente da Fmac. "E para celebrar esse momento voltado para a saúde da mulher, nada mais justo do que ter uma programação com as maiores artistas aqui de Maceió.
O Sextou no Centro acontece em todas as últimas sextas-feiras do mês e tem o objetivo de democratizar a cultura e o acesso ao lazer aos cidadãos, além de incentivar a vida noturna na região, que já é marcada pelo fluxo intenso do comércio.
Para a jornalista Élida Miranda, a ação é uma oportunidade de valorizar os artistas de Maceió e os trabalhadores que saem do comércio curtirem a cultura local. "Aqui tem a valorização da nossa cultura, diversão e cuidado com a população", afirma.
Para além da diversão, o evento também promove geração de renda para os ambulantes que acompanham as atrações. Allan Souza, 27 anos, esteve no local pela terceira vez vendendo espetinhos para a população que curte as apresentações e, segundo ele, a diferença no lucro no fim da noite é garantida.
"Aqui é uma certeza de venda. Um evento como esse não traz só lazer, mas traz também oportunidade de trabalho", diz.
Fundação Municipal de Ação Cultural
Rua Melo Morais, nº 59, Centro
CEP: 57020-330 // Telefone: (82) 3312-5820
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
E-mail: [email protected]