São João: Maceió é a 1ª capital a fazer live em homenagem ao orgulho LGBTQIA+

Redação 29/06/2021 às 15:16
São João: Maceió é a 1ª  capital a fazer live em homenagem ao orgulho LGBTQIA+

Uma das atrações mais aguardadas foi a de Paolla Vasconcelos que dançou como rainha de uma quadrilha junina

O penúltimo dia de programações do São João de Maceió não poderia ter tido uma noite mais especial do que a dessa segunda-feira (29), quando aconteceu a primeira apresentação junina da capital dedicada ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+.

Na live realizada através do projeto “Maceió: um dos berços do forró”, que é transmitida da Associação Comercial de Maceió, no Jaraguá, o cenário se coloriu para homenagear a data especial, e uma das apresentações mais esperadas foi a de Paolla Vasconcelos, coordenadora de políticas alternativas da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), que dançou como rainha de quadrilha junina.

Essa foi a primeira vez na história da cultura de Maceió que uma representante LGBTQIA+ da Prefeitura esteve no palco de uma comemoração de São João promovido pelo município.

“A importância foi simplesmente incrível. A Prefeitura ter se preocupado em organizar essa homenagem em pleno período de festas juninas é muito simbólico para mim, como mulher trans. Isso mostra que o Maceió está administrativamente muito organizada quanto às minorias, pois tudo foi bem pensado, desde a execução do edital até a montagem do cenário da live especial para o dia do orgulho”, afirma Paolla.

“É uma grande comunidade LGBTQIA+ trabalhando e se apresentando em várias vertentes juninas. Foi um dia lindo, além de ser incrível ver trio de forró LGBTQIA+ e banda com drag queen cantando. Simplesmente foi fantástico a socialização e a inserção que a FMAC fez”, finaliza Paolla, que foi a primeira mulher trans a ocupar um cargo comissionado na Prefeitura de Maceió, além de ser a primeira mulher trans no Conselho Municipal da Mulher e também membro do Conselho Municipal LGBTQIA+ e do Conselho Municipal dos Deficientes Físicos.

Paolla Vasconcelos se apresenta no palco principal da live de São João da Prefeitura de Maceió. Foto: Daniel Marinho / Ascom FMAC
A banda Quadrilhão também recebeu a participação especial de Paolla Vasconcelos. Foto: Daniel Marinho / Ascom FMAC

A live ainda contou com a apresentação da banda Quadrilhão, que tem como vocalista a drag queen Gina Knnors, além das performances das quadrilhas juninas Santa Fé e a Êta São João, dos grupos de coco de roda Reviver, Miudinho e o Flor de Mandacaru e também dos trios de forró Nathalia Martins e Forró de Cá.

A programação do penúltimo São João ainda contou com o trio Brilhando no Forró se apresentando no trem VLT, além das quadrilhas A Fazendinha e Falamansa, levando animação para os passageiros.

Quadrilha junina anima o VLT. Foto: Daniel Marinho / Ascom FMAC
Trio de forró anima o VLT. Foto: Daniel Marinho / Ascom FMAC

As lives, transmitidas pelo canal oficial do YouTube da FMAC, além das redes parceiras TV Mar (canal 25 – Net), Acta Oficial, BR 104 e no Portal na Rede, são uma iniciativa da Prefeitura de Maceió realizada através da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC).

Nesta terça-feira (29), a programação do São João de Maceió encerra com trios de forró nos pontos de vacinação, pelas ruas do Centro da cidade e online, pela live, que será transmitida pelo canal oficial do YouTube da FMAC, além das redes parceiras TV Mar (canal 25 – Net), Acta Oficial, BR 104 e no Portal Na Rede.

Ascom FMAC

FMAC

Fundação Municipal de Ação Cultural

Rua Melo Morais, nº 59, Centro
CEP: 57020-330 // Telefone: (82) 3312-5820
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
E-mail: protocolofmac@gmail.com