Samba no Beco anima Jaraguá e fortalece cena cultural de Maceió
Evento reuniu música, diversidade e um público engajado no tradicional Beco da Rapariga

No último domingo (16), o bairro Jaraguá recebeu a segunda edição do Samba no Beco, evento gratuito que celebrou a cultura e a música em um dos cenários mais autênticos de Maceió, o Beco da Rapariga. A iniciativa, que contou com apresentações de Fernanda Fassanaro, Virgínia Tavares e o grupo Pagode da Naná, atraiu um público diverso, ao reafirmar o espaço como ponto de encontro da cena alternativa e cultural da cidade.
Organizado pela Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), em parceria com o Quintal Jaraguá, o evento proporcionou uma tarde de samba, encontros e experiências que reforçam o papel do bairro histórico como um polo de convivência e expressão artística. O público presente aproveitou o som ao vivo e a energia vibrante do local, que se tornou palco para a valorização da cultura popular.
Entre os presentes, a maceioense Dayana Soares, 41 anos, compartilhou a experiência em visitar o Beco da Rapariga pela primeira vez. “Apesar de morar na cidade e já ter ouvido bastante sobre a rua, é a primeira vez que eu tive a oportunidade de vir. Eu tô achando tudo isso aqui maravilhoso. De verdade, é um ambiente muito bom para sentar, conversar, eu acho bacana isso. O beco é um ambiente incrivelmente maravilhoso, onde a gente pode curtir e se sentir bem à vontade, porque é assim que eu tô me sentindo, à vontade."
O presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural, Myriel Neto, ressaltou a importância do evento para o fortalecimento da cultura local. “O Samba no Beco é um exemplo do compromisso da FMAC em valorizar a cultura popular e promover espaços de convivência acessíveis para todos. Jaraguá tem um potencial histórico e artístico enorme, e seguimos incentivando iniciativas que fortaleçam essa identidade cultural."
A realização de eventos como o Samba no Beco reforça a importância da ocupação dos espaços públicos com a cultura e o lazer, além de impulsionar a economia criativa e fortalecer o turismo local.
A Prefeitura de Maceió segue com a promoção de eventos culturais que incentivam a participação popular e garantem a democratização do acesso à arte.
Fundação Municipal de Ação Cultural
Rua Melo Morais, nº 59, Centro
CEP: 57020-330 // Telefone: (82) 3312-5820
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
E-mail: [email protected]