Rui Palmeira entrega Praça Sinimbu totalmente revitalizada

Redação 18/12/2020 às 09:45
Rui Palmeira entrega Praça Sinimbu totalmente revitalizada

Local recebeu escultura do escritor Jorge de Lima

Cerimônia de entrega da revitalização da Praça Sinimbu. Foto: Marco Antonio/Secom Maceió

O prefeito Rui Palmeira entregou nessa quinta-feira (17), a Praça Sinimbu, uma das mais tradicionais da cidade, totalmente revitalizada. A obra, executada pela Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), faz parte do programa Nova Maceió e contou com um investimento de R$ 450 mil.

Segundo o prefeito Rui Palmeira a revitalização do espaço é uma forma de estimular os maceioenses a voltarem a frequentar o local. “A Praça Sinimbu faz parte da história de gerações e gerações de maceioenses que frequentavam a praça, que viveram aqui no entorno. É uma satisfação entregar ela totalmente revitalizada, com a restauração do monumento de Sinimbu, a instalação de iluminação em LED e de um parquinho sustentável, mas também revitalizamos os brinquedos antigos que têm um traço marcante. Além disso, inauguramos a nossa sexta escultura de bronze, desta vez homenageando o escritor Jorge de Lima. Certamente, esta praça voltará a ser frequentada pelas famílias alagoanas”, pontuou.

O projeto conta com a recuperação do passeio público, construção de área para food truck, parque infantil sustentável, academia sustentável, jardinagem e paisagismo, com piso intertravado e grama. O loal também recebeu a mplantação e recuperação de mobiliários, como bancos, mesas para jogos, brinquedos, estátua, painel e espaço para atividades culturais.

Revitalização da Praça Sinimbu. Foto: Marco Antonio/ Secom Maceió

De acordo com o superintendente de Desenvolvimento Sustentável, Gustavo Acioli Torres, a proposta do projeto foi unir o tradicional ao moderno. “Foi feita uma grande revitalização aqui na praça. Mantivemos tudo aquilo que podia ser mantido do desenho original e trouxemos melhorias com equipamentos novos para que as famílias possam vir aqui e utilizar essa área de lazer e convivência”, explicou.

Gustavo Acioli Torres, superintendente de Desenvolvimento Sustentável. Foto: Marco Antonio/ Secom Maceió

Além da recuperação e restruturação do monumento Visconde de Sinimbu, a praça recebeu uma escultura de bronze em tamanho real e interativa do escritor alagoano Jorge de Lima, que morou em frente ao local.

Escultura do escritor Jorge de Lima instalada na Praça Sinimbu. Foto: Marco Antonio/ Secom Maceió

“Esta é a última escultura que a gestão entrega em homenagem aos alagoanos ilustres. Posicionamos ela em frente ao local que era a casa dele, na praça que ele frequentava e ficamos muito feliz em dar mais esta contribuição para Maceió”, pontuou o diretor de produção cultural da Fundação Municipal de Ação Cultura (Fmac) , Keyler Simões.

Keyler Simões – Diretor Produção Cultural da Fmac. Foto: Marco Antonio/Secom Maceió

O presidente da Academia Alagoana de Letras, Rostand Lanverly destacou a importância da escultura para valorizar a cultura alagoana. “Jorge de Lima é um dos grandes escritores brasileiros e sem sombra de dúvidas merece esta homenagem. É uma forma de valorizar o legado dele. Estamos extremamente felizes e agradecidos”, disse.

A praça teve os pontos de ônibus requalificados e a iluminação pública foi reforçada com LED. Para auxiliar a travessia de pedestres e melhorar o acesso, principalmente para pessoas com deficiência, o espaço também vai ganhar a sinalização traffic calming (tranquilização do tráfego) em frente ao prédio da antiga Reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Secom Maceió

FMAC

Fundação Municipal de Ação Cultural

Rua Melo Morais, nº 59, Centro
CEP: 57020-330 // Telefone: (82) 3312-5820
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
E-mail: protocolofmac@gmail.com