Quadrilhas juninas se reiventam e levam espetáculos para palhoção

Thauane Rodrigues / Ascom Fmac 21/06/2024 às 10:30
Quadrilhas juninas se reiventam e levam espetáculos para palhoção
Foto: Victor Vercant / Secom Maceió

Com cores, animação e muita história para contar, a etapa Jaraguá do XXI Circuito Alagoano de Quadrilhas Juninas se encerrou na noite dessa sexta-feira (21). Durante cinco dias, quinze quadrilhas passaram pelo palhoção levando espetáculos diversos para o público.

Buscando sempre inovar para alcançar boas notas na competição, a maioria das juninas já começam a preparar o São João cerca de oito meses antes. Entre planejamentos, ensaios e muita produção, a chegada até a finalização do espetáculo é de muita luta e amor pela cultura.

Neste ano, um dos temas mais citados foi a fé. As quadrilhas Luar do Sertão, Santa Fé e Dona Dadá foram umas das que uniram o amor pelo sagrado ao mundo junino.

A Luar do Sertão, apresentou o espetáculo “A Folia do Divino” que homenageou uma das festividades tradicionais do Brasil em alusão ao Divino Espírito Santo. Unindo a parte sagrada da festa a alegria da profanidade.

O presidente da junina Luar do Sertão, Zé Cláudio, explicou que “A Folia do Divino” conta uma história de amor que nasceu dentro da festa do Divino Espírito Santo, mostrando ao público diversas partes da festividade, incluindo o Baile dos Mascarados que tem como principal objetivo afastar o mal olhado.

Já a junina Santa Fé transformou o palhoção em uma grande festa com o tema “Para cada fogueira um santo! Para a Santa a chama do povo!”, que homenageou os Santos padroeiros da temporada de junho e relembrou os festejos de antigamente.

“Esse ano trouxemos a alegria do São João de antigamente, mas ainda assim inovando e trazendo novidades para o público. Quem não vivenciou, pôde sentir um pouco do amor da chama dos santos juninos pulsar”, disse Thiago Serpa, presidente da Santa Fé.

A Quadrilha Junina Dona Dadá chegou pedindo respeito e o fim da intolerância religiosa. Com o tema “A Bênção”, o grupo proporcionou ao público a junção de personagens evangélicos, católicos e religiosos de matriz africana lutando em prol da realização do casamento.

Torcida estava animada assistindo às apresentações. Foto: Victor Vercant / Secom Maceió
Torcida estava animada assistindo às apresentações. Foto: Victor Vercant / Secom Maceió
FMAC

Fundação Municipal de Ação Cultural

Rua Melo Morais, nº 59, Centro
CEP: 57020-330 // Telefone: (82) 3312-5820
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
E-mail: protocolofmac@gmail.com