Programa Cultura nas Escolas é apresentado ao secretário municipal de Educação

Redação 10/02/2021 às 18:57
Programa Cultura nas Escolas é apresentado ao secretário municipal de Educação

O encontro teve o objetivo de ajustar as propostas à realidade vivida nas escolas

A presidenta da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), Mírian Monte, apresentou ao secretário Municipal de Educação, Elder Maia, o Programa Cultura nas Escolas. O encontro ocorreu nesta quarta-feira (10), na Secretaria Municipal de Educação (Semed).

O Programa Cultura nas Escolas vai ser implementado na rede pública municipal de ensino e contempla atividades educativas e culturais que serão realizadas com os estudantes da primeira e segunda etapas do nível fundamental, da educação infantil e de jovens, adultos e idosos (EJAI).

Programa Cultura nas escolas é apresentado ao secretário de Educação. Fotos: Rafa Chafer

Também estiveram presentes na apresentação do Cultura nas Escolas, a secretária adjunta municipal de educação, Emília Caldas; a coordenadora de Programas suplementares da Semed, Lívia Lima; a assessora especial da FMAC, Whytna Cavalcante e a coordenadora de Políticas Públicas da Fundação, Paolla Vasconcelos.

Construção – O Programa está em fase de construção pela equipe técnica da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) e a equipe pedagógica da Coordenadoria de Programas Suplementares da Semed. Ocorreram dois encontros entre as equipes da secretaria e da Fundação e outras duas reuniões que contaram com a presença da gestora da FMAC e do Secretário Municipal de Educação. Todas as reuniões foram realizadas entre os meses de janeiro e fevereiro.

Os ajustes discutidos servem para estabelecer, de forma precisa, os conceitos e a atuação dos segmentos culturais e das atividades educacionais e artísticas que serão realizadas nas escolas que compõem a rede municipal de ensino, das oito Regiões Administrativas de Maceió, bem como as culminâncias, cujas atividades serão realizadas em espaços públicos dos bairros onde as unidades de ensino estão inseridas.

Também foi discutida a implantação do Núcleo Pedagógico que será criado na FMAC com a participação de servidoras cedidas pela Semed. O núcleo vai garantir o planejamento, a execução e a avaliação das ações que serão implementadas pelo Cultura nas Escolas.

Fmac está preparando um edital para contemplar atividades culturais na rede de ensino

Cultura e Educação – O Programa comtempla a realização de atividades mensais, distribuídas durante o ano letivo, durante os quatro anos de gestão, quando forem retomadas as aulas presenciais devido à pandemia de Covid-19 (coronavírus).

Todas as ações do Programa Cultura nas Escolas estão sendo elaboradas levando-se em conta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), O Plano Nacional de Educação (PNE), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Plano Municipal de Educação (PME) e os Projetos Políticos Pedagógicos das escolas (PPP’s).

Por isso faz parte do planejamento ouvir os diretores, professores, funcionários e estudantes que possam contribuir com relatos e experiências de outras práticas educativas e culturais, já vivenciadas no ambiente escolar, com proposição de ações que beneficiem a junção entre educação e a cultura, num ambiente escolar.

“O Programa deve contribuir para que a escola se configure em um patrimônio vivo e efetivo para as comunidades e possa, inclusive, diminuir a evasão escolar, aumentar a autoestima, a noção de pertencimento, estimular a criatividade, o gosto pela leitura e o consumo de produtos culturais”, diz Elder Maia.

A FMAC vai elaborar o Edital do Cultura nas Escolas ao contemplar cerca de dez segmentos culturais, de acordo com a diversidade de linguagens artísticas existentes em Maceió, ao incorporar os conceitos de educação empreendedora e o uso das tecnologias de comunicação.

Mírian Monte destacou a importância da diversidade cultural como elemento catalizador da educação humanística, levando em conta o protagonismo dos estudantes na realização das atividades educacionais e artísticas. “É muito importante que a comunidade estudantil participe de forma efetiva das atividades na construção dos produtos culturais que serão apresentados na culminância das ações do Programa”, revela a presidenta da FMAC.

Ascom/FMAC

FMAC

Fundação Municipal de Ação Cultural

Rua Melo Morais, nº 59, Centro
CEP: 57020-330 // Telefone: (82) 3312-5820
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
E-mail: protocolofmac@gmail.com