Prefeitura promove inclusão com acessibilidade e tradução de libras nos shows do Dia do Evangélico

Esta é a primeira vez na capital que apresentações artísticas contam com intérprete de libras

Maria Maia / Secom Maceió 29/11/2022 às 11:24
Prefeitura promove inclusão com acessibilidade e tradução de libras nos shows do Dia do Evangélico
Roberta realizando a tradução simultânea para a Comunidade Surda durante o show / Foto: Juliete Santos

Promovendo cada vez mais acessibilidade e inclusão para todos, a Prefeitura de Maceió incluiu a presença de intérpretes de libras, fazendo os sinais da segunda língua oficial do Brasil durante os shows em comemoração ao Dia do Evangélico, demonstrando total respeito à comunidade surda da capital, além de um espaço reservado para os cadeirantes.

Pela primeira vez na capital, durante as apresentações dos artistas, um intérprete de libras (língua brasileira de sinais) ajudava a transmitir o show ao vivo para a comunidade surda que não conseguia ouvir as músicas.  

Para Juliana Nascimento, de 22 anos, que é surda, a interpretação da língua de sinais nas músicas e em outros aspectos culturais, é muito importante para promover acessibilidade para o surdo, uma vez que todos precisam se sentir incluídos.

Juliana Nascimento, fazendo o nome Amo Maceió a língua de sinais. Foto: Juliete Santos / Secom Maceió
Juliana Nascimento, fazendo o nome Amo Maceió a língua de sinais. Foto: Juliete Santos / Secom Maceió

“Eu acho muito importante que os shows tenham essas interpretações simultâneas, porque traz uma comunicação satisfatória para todos. Na maioria das vezes, nós que somos surdos, não conseguimos participar dos eventos por não ter acessibilidade. Mas, nós temos muito interesse em participar. Estou emocionada, amei o evento e sou muito grata ao prefeito JHC por proporcionar esse momento de chegar aqui e aproveitar o show”, declarou Juliana através da língua de sinais. 

Roberta Rafaela é intérprete de libras e também destacou a importância de eventos com acessibilidade para toda a comunidade. 

Foto: Juliete Santos / Secom Maceió
Foto: Juliete Santos / Secom Maceió

“É muito gratificante para mim participar do primeiro evento, ao vivo, com acessibilidade no estado de Alagoas. Eu nunca vi um evento nesse formato dando a oportunidade de toda a população estar inserida nos espaços públicos de forma satisfatória. O prefeito JHC está de parabéns por tornar eventos e programas da Prefeitura acessíveis para a comunidade alagoana”, pontuou. 

Grupo de surdos ao lado dos intérpretes de libras. Foto: Juliete Santos / Secom Maceió
Grupo de surdos ao lado dos intérpretes de libras. Foto: Juliete Santos / Secom Maceió

Os shows em comemoração ao Dia do Evangélico foram marcados por muita alegria, fé, louvor e acessibilidade, reunindo centenas de fiéis em frente ao CAIC, no bairro do Benedito Bentes. O evento é uma realização da Prefeitura de Maceió e foi aconteceu durante três dias, reunindo artistas locais como Quézia Herculano, Alekson Rafael, Larissa Priscila e de renome nacional, no universo gospel, como Fernandinho, Davi Sacer, Sarah Farias e outros.

FMAC

Fundação Municipal de Ação Cultural

Rua Melo Morais, nº 59, Centro
CEP: 57020-330 // Telefone: (82) 3312-5820
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
E-mail: protocolofmac@gmail.com