Prefeitura promove festival em homenagem ao Dia da Mulher Africana e à Festa de Nanã

Redação 20/07/2021 às 09:00
Prefeitura promove festival em homenagem ao Dia da Mulher Africana e à Festa de Nanã

Este ano, a comemoração do dia da orixá Nanã acontece na mesma data que é celebrado o Dia Internacional da Mulher Africana

O último sábado de julho é um dia simbólico para os núcleos culturais de matrizes religiosas africanas, pois é quando são realizadas as comemorações em homenagem à Nanã, uma das mais respeitadas orixás da cultura afro, considerada a “Mãe Universal” e associada aos fundos dos rios, lagos, pântanos e à chuva.

Este ano, a festa não poderia ser mais especial, pois será feita em 31 de julho, mesmo dia que se celebra o Dia Internacional da Mulher Africana, data que foi estabelecida mundialmente desde 1962 na Conferência das Mulheres Africanas, na Tanzânia.

Visando contribuir ainda mais com o fortalecimento e valorização da cultura afro-brasileira, a Prefeitura de Maceió vai realizar pela primeira vez o festival “Sobreviver e Resistir: A África é logo ali”, em homenagem à Festa de Nanã e ao Dia Internacional da Mulher Africana.

Festival acontece na Praça Ganga Zumba, no bairro da Cruz das Almas. Foto: Abrãao Cavalcante Jr.

Através da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), será montado no dia 1º de agosto um palco na Praça Ganga Zumba, na Cruz das Almas, para a realização de apresentações dos grupos de matrizes africanas da cidade, a partir das 16h. O festival ocorrerá na data citada pois no dia 31 de julho, as casas religiosas realizam suas festas de forma fechada.

As comemorações acontecem a partir das 16h e serão visíveis para todos que estiverem circulando pelo local, lembrando sempre da consciência individual para seguir todos os protocolos sanitários recomendados atualmente.

Inscrições

Todos os grupos de matrizes religiosas africanas estão convidados a se apresentar no palco dia 1º de agosto.

As inscrições podem ser feitas até o dia 27/07 através do WhatsApp (82) 98882-8200, pelo e-mail protocolofmac@gmail.com ou pelo direct do Instagram @fmacmaceio

Sobre a Festa de Nanã

Por se tratar de uma festa tradicional da cultura afro-brasileira, as comemorações à Nanã Buruquê se tornaram um movimento cultural valioso pela gastronomia, indumentárias, dança, música e percussão. Nanã é a “Mãe Universal” e “Matriarca” das religiões afro, sendo de suma importância essa parceria com a Prefeitura para garantir que a cultura afro-brasileira continue sendo sempre perpetuada para as futuras gerações.

Serviço:

Festival “Sobreviver e Resistir: A África é logo ali”
01/08/2021
Praça Ganga Zumba (Cruz das Almas)
A partir das 16h

Gabriela Lyra / Ascom FMAC

FMAC

Fundação Municipal de Ação Cultural

Rua Melo Morais, nº 59, Centro
CEP: 57020-330 // Telefone: (82) 3312-5820
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
E-mail: protocolofmac@gmail.com