Prefeitura lança programa Folguedos na Rede para resgatar identidade cultural em Maceió

Mestres vão ministrar aulas sobre a cultura popular nas escolas públicas

Secom Maceió 09/03/2024 às 08:55
Prefeitura lança programa Folguedos na Rede para resgatar identidade cultural em Maceió
Foto: Itawi Albuquerque/ Secom Maceió

O prefeito de Maceió, JHC, lançou, nesta sexta-feira (8), na Associação Comercial, o programa Folguedos na Rede, criado para promover o resgate e fortalecer a identidade cultural de Maceió. Quarenta mestres vão ministrar aulas sobre cultura popular nas escolas da rede pública municipal de ensino, alcançando 1.200 alunos de 40 escolas da capital.

“Toda caminhada começa com o primeiro passo, e hoje estamos dando mais um passo significativo. Que vocês sejam muito felizes na condução desse programa. Teremos outros desafios para que possamos aperfeiçoar e fazer ainda mais. Maceió é uma cidade muito complexa, mas as mudanças na nossa cidade já são bastante significativas. E a cultura está ligada intimamente com a história da nossa cidade, com a forma que pensamos e isso tem um valor imensurável”, destacou o prefeito.

A ação é o resultado da aderência da gestão ao Programa Nacional de Cultura, do Ministério da Cultura, e atende às diretrizes estabelecidas pelo programa de ensino integral, garantindo recursos financeiros para implementação, além de reconhecer a importância da preservação e promoção da cultura local.

A aderência do programa de ensino integral nas escolas para o município garantirá recursos do Ministério da Educação (MEC), incluindo cerca de R$ 6 milhões, provenientes do Fundeb [Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação].

O programa Folguedos na Rede conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SEMCE) e Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) e será implantado a partir de emenda na ordem de R$ 713 mil, destinada pelo senador Rodrigo Cunha.

“Vocês aqui vão trabalhar com a cultura, e a cultura é realmente autoestima das pessoas. A Prefeitura de Maceió sabe a importância que tem a manter a gente viva, a nossa cultura, através da mudança dos correntes e passar esse bastão para as outras gerações. Então, esse projeto, ele não iniciou ontem, ele já estava dando o bastão do tempo, mas estava precisando dessas peças, que são vocês”, disse o senador Rodrigo Cunha.

A aula inaugural já foi agendada: vai acontecer no dia 15 de março, na Escola Luiza Oliveira Suruagy, no bairro do Ouro Preto. Os mestres da cultura foram selecionados para enriquecer a experiência educacional dos estudantes da rede municipal e contribuir para a preservação e promoção das tradições populares locais.

Cada mestra ou mestre contemplado ganhará uma bolsa de 1 salário mínimo para ministrar as aulas sobre cultura popular nas escolas. A mestra Luciene da Silva agradeceu a oportunidade e disse estar muito feliz com a oportunidade.

“Estou muito feliz de começar a dar aula às crianças. Quero ver as crianças aprender o guerreiro, aprender a dançar, aprender a cantar. Muito obrigada”, disse.

FMAC

Fundação Municipal de Ação Cultural

Rua Melo Morais, nº 59, Centro
CEP: 57020-330 // Telefone: (82) 3312-5820
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
E-mail: protocolofmac@gmail.com