Prefeitura discute dinamização do Jaraguá
A ideia dos gestores é oferecer produtos da economia criativa para movimentar o bairro histórico
A presidenta da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), Mírian Monte, recebeu, nesta terça-feira (02), a visita do coordenador do Gabinete de Gestão Integrada de Combate à Covid-19, Claydson Moura. Os gestores discutiram a dinamização de ações culturais que devem ser realizadas no bairro do Jaraguá, com o objetivo de promover o espaço público.
A ideia é oferecer produtos da economia criativa para a população e visitantes, já que a localidade é reconhecida pelas suas expressões históricas, ligadas ao patrimônio público da cidade. O localabriga a formação histórica, econômica e cultural do município de Maceió.
Em destaque, o Porto, os prédios históricos, a existência de equipamentos públicos estadual e municipal, como praças, o Obelisco, a Estátua da Liberdade, a Colônia de Pescadores, igrejas cristãs, empresas industriais, comerciais e de serviços, dentre outras edificações que representam a identidade dos maceioenses.
Teatro no Jaraguá
Mírian Monte também se reuniu com a atriz Ivana Iza e a jornalista e produtora cultural, Silvana Valença. Ivana apresentou o projeto de edificação do Theatro Homerinho, uma homenagem feita em vida ao professor, dramaturgo e encenador Homero Cavalcanti.
O equipamento cultural está em fase de construção e deve abrigar um espaço de expressão artística de diversos segmentos culturais como uma escola de encenação para teatro, cinema e TV. “O Homerinho tem a função de democratizar o acesso à cultura para fomentar a formação de público e ainda atrair empreendedores culturais com uma política de preços justa e acessível”, revela a atriz.
A idealização do Theatro Homerinho é uma ação de empreendedorismo cultural realizada pela atriz Ivana Iza e o professor Taianan Costa Canário, através do Instituto de Vivências Artísticas (IVA). “A gestão da FMAC terá uma atenção especial ao bairro Jaraguá no sentido de avivar o espaço público que deu origem à nossa cidade”, diz Mírian.
População LGBTQI+
Representantes do Grupo Gay de Maceió se reuniram com a gestão e a equipe técnica da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) nesta terça-feira (02). No encontro foi debatido a inclusão da diversidade de gênero nas políticas públicas culturais do município de Maceió. A Assessora Especial da FMAC, Whytna Cavalcante, falou que vai incorporar ao planejamento da Fundação propostas que incluam ações culturais voltadas à população LGBTQI+ de Maceió junto a outras pastas municipais.
Ascom/FMAC
Fundação Municipal de Ação Cultural
Rua Melo Morais, nº 59, Centro
CEP: 57020-330 // Telefone: (82) 3312-5820
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
E-mail: [email protected]