Prefeito JHC assina Projeto de Lei de Patrimônio Vivo Mestre Ranilson França

Projeto levará apoio para Mestres e Mestras da Cultura Popular de Maceió

Sthefane Ferreira/Secom Maceió e Secom FMAC 30/09/2022 às 19:35
Prefeito JHC assina Projeto de Lei de Patrimônio Vivo Mestre Ranilson França
Projeto será votado e aprovado pela Câmara de Vereadores. Foto: Itawui Albuquerque/Secom Maceió

O prefeito de Maceió, JHC, assinou nesta sexta-feira (30), o Projeto de Lei de Patrimônio Vivo Mestre Ranilson França. Um grande marco para o segmento de Cultura Popular e para a valorização dos mestres e mestras da cultura maceioense. São 19 segmentos culturais com diversas linguagens, todas com seus representantes mais respeitados e antigos, legitimamente reconhecidos como Mestres da Cultura Popular.

 “Hoje Maceió tem uma percepção diferente da cultura. Quero pedir a cada fazedor de cultura que mantenha essa chama acesa no nosso Município. Agora vocês têm voz, têm prioridade e têm protagonismo. E a Prefeitura vai impulsionar e dar a visibilidade que a nossa cultura merece. Juntem as forças que ainda restam para a gente impulsionar os próximos capítulos da vitória da cultura da nossa capital”, expôs o prefeito.

 O Projeto de Lei leva o nome do mestre e professor Ranilson França, falecido em 2006, um dos mais respeitados pesquisadores e incentivadores do folclore e da cultura popular alagoana.

Gestão do prefeito JHC reconhece trabalho de mestres e mestras do folclore alagoano. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió
Gestão do prefeito JHC reconhece trabalho de mestres e mestras do folclore alagoano. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

A Lei Municipal do Patrimônio Vivo é um projeto de grande importância para  Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), já que garante que a cultura permaneça viva entre os mestres e mestras.

A partir da assinatura do prefeito JHC, o Projeto de Lei seguirá para votação na Câmara de Vereadores de Maceió, onde deve ser votado e aprovado.

“Vocês estão de parabéns, continuem assim. O que precisar da Prefeitura de Maceió pode contar com a gente", ressalta Paulo Oliveira, presidente interino da FMAC.

 O coordenador-geral do Focuarte, João Lemos, agradece ao prefeito JHC pela iniciativa. “Muito obrigado pelo que o senhor está fazendo pela cultura popular. Isso é elevar os fazedores de cultura ao seu devido valor”, enfatiza.

FMAC

Fundação Municipal de Ação Cultural

Rua Melo Morais, nº 59, Centro
CEP: 57020-330 // Telefone: (82) 3312-5820
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
E-mail: protocolofmac@gmail.com