Praça Multieventos será palco do 28º Festival Bumba-Meu-Boi neste fim de semana

Redação 10/12/2021 às 18:17
Praça Multieventos será palco do 28º Festival Bumba-Meu-Boi neste fim de semana

Acesso ao local será gratuito ao público e uso de máscara é obrigatório; ao todo, 28 grupos vão se apresentar no sábado e no domingo

A Praça Multieventos, no bairro de Pajuçara, em Maceió, será palco, neste fim de semana, da 28ª edição do Festival Bumba-Meu-Boi, idealizado pela Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC). Ao todo, 24 grupos deste segmento da cultura popular alagoana vão se apresentar ao público, no sábado (11) e no domingo (12), das 16h às 22h.

Arena montada pela prefeitura na Praça Multieventos já está pronta para receber o público neste fim de semana – Fotos: Daniel Marinho/FMAC

O acesso à arena montada pela prefeitura será gratuito, mas quem comparecer deve respeitar os protocolos de segurança sanitária, exigidos para evitar a infecção pelo coronavírus. O uso de máscara de proteção facial é obrigatório a todos, inclusive aos integrantes dos grupos que irão se apresentar.

O evento acontece em um momento em que há possibilidade de presença de público, da mesma forma que acontece com os estádios de futebol. A diretora-presidenta da FMAC, Mirian Monte, informou que uma arquibancada foi montada e as pessoas serão orientadas a respeitar as normas de combate à Covid-19.

“O Festival Bumba-Meu-Boi é muito tradicional na cidade. Maceió contempla todos os grupos deste segmento. E, este ano, estamos realizando um evento com um formato inédito, já que está contemplando todos os grupos credenciados de bumba-meu-boi”, destacou.

Ela explica que os 24 grupos foram selecionados a partir do edital FMAC nº 5, de 2021.Trata-se de um instrumento de credenciamento que pode ser utilizado para eventos com recursos de convênio ou para quaisquer outros que sejam organizados pelo município. Este tipo de edital, conforme Mirian Monte explica, permite esta amplitude de oportunidades.

Em virtude da incerteza que havia quanto à realização do evento deste ano, ficou acertado com os grupos e coma FMAC que não haverá premiação nem avaliação por jurados. A pandemia impediu bastante a preparação dos artistas para a competição.

Arena montada pela prefeitura para o Festival Bumba-Meu-Boi . Foto: Daniel Marinho/Ascom FMAC

“Todos os grupos, num movimento de respeito, igualdade, solidariedade e compreensão coletiva, resolveram fazer uma mostra, um evento em que farão o melhor, mas darão as mãos uns aos outros. A competição ficará para os tempos normais”, destacou Mirian Monte.

O diretor de produção da FMAC, Júnior Calheiros, detalhou que a apresentação será dividida da seguinte forma: no sábado, 12 conjuntos de bumba-meu-boi do grupo de acesso se exibem ao público; no domingo, será a vez do grupo de acesso (são mais 12).

Zé do Boi, como é conhecido o presidente da Liga do Bumba-Meu-Boi de Alagoas, admite que a expectativa é grande em torno deste evento, levando em consideração os transtornos que a pandemia causou. “O público está ansioso, as comunidades estão ensaiando com o barulho ensurdecedor dos seus instrumentos e, na Praça Multieventos, vamos fazer a celebração. Faremos uma festa de brilhos e cores”, ressaltou.

Thiago Gomes / Secom Maceió

FMAC

Fundação Municipal de Ação Cultural

Rua Melo Morais, nº 59, Centro
CEP: 57020-330 // Telefone: (82) 3312-5820
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
E-mail: protocolofmac@gmail.com