Mercado do Artesanato: cultura, arte e gastronomia num só lugar

Reforma vai proporcionar conforto para turistas e comerciantes

Tatiane Gomes/Ascom Semtabes 04/02/2022 às 18:30
Mercado do Artesanato:  cultura, arte e gastronomia num só lugar
Nova fachada do Mercado do Artesanato está sendo pintada por artistas locais. Foto: Ascom Semtabes

O Mercado do Artesanato, localizado no bairro da Levada, é o ponto turístico ideal para quem visita Maceió e para quem gosta de arte e cultura regional.

O secretário municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária, Carlos Ronalsa, conta que por todo o local está sendo realizada uma série de reestruturações para atender melhor os visitantes e os permissionários.

"O Mercado do Artesanato está sendo recriado. Vamos instalar uma sala de atendimento aos turistas, que terão uma recepção ainda mais calorosa para quem vem conhecer a nossa cidade, a nossa cultura. Isso dá mais visibilidade para os artesãos que trabalham aqui. Estamos deixando o espaço ainda mais bonito", afirma Ronalsa.

A Semtabes também viabilizou a instalação de pontos de comercialização de comidas regionais, como tapioca, acarajé e bolos, que passaram a integrar a rota da gastronomia se juntando às lanchonetes do mercado.

A partir desta sexta-feira (04), o espaço conta agora com mais uma atração gastronômica: o novo restaurante localizado na estrutura superior do mercado.

"Com essa inauguração do restaurante, o primeiro andar ganhou uma nova vida. Mais pessoas vão passar a frequentar o Mercado do Artesanato e aproveitar para conhecer as lojas abertas. Estamos trabalhando para dar uma vida nova ao mercado", ressalta o secretário.

Comerciante Luiz Aguiar realiza sonho de abrir um restaurante no Mercado do Artesanato. Foto: Ascom Semtabes
Comerciante Luiz Aguiar realiza sonho de abrir um restaurante no Mercado do Artesanato. Foto: Ascom Semtabes

A Feijoada do Aguiar foi inaugurada com a presença de muitos permissionários e turistas, que prestigiaram a realização do sonho do comerciante Luiz Aguiar. "Eu tenho 33 anos de Mercado da Produção. Realizei o sonho de vir para cá, com apoio da Semtabes. Foi um prazer imenso começar a atender a população", ressalta Aguiar.

Arte e cultura

A pintura da fachada do mercado também está sendo renovada. Uma parceria com a Fundação Municipal de Ação Cultural trouxe artistas maceioenses para o mercado que estão imprimindo novas imagens nas paredes do Mercado do Artesanato. "Me criei no Mercado da Produção e sempre passava por aqui com meu pai e minha mãe. Ter a oportunidade de pintar aqui é muito significativo", afirma a artista Joice Nobre.

Artistas maceioenses transformam fachada do Mercado do Artesanato em telas. Foto: Ascom Semtabes
Artistas maceioenses transformam fachada do Mercado do Artesanato em telas. Foto: Ascom Semtabes

O projeto de parceria com a FMAC também vai garantir a apresentação musical de artistas nos dias de maior movimentação do mercado.

Reestruturação

A equipe de obras da Semtabes trabalha para melhorar o estacionamento dos permissionários, localizado atrás do equipamento público, o que vai garantir melhor fluxo para os comerciantes. O estacionamento da parte da frente ficará exclusivo para os visitantes.

O primeiro andar vai contar com salas para realização de oficinas. Os banheiros do local serão reformados e quatro rampas de acessibilidade estão sendo instaladas, bem como a construção da gruta com cascatas e uma piscina para peixes ornamentais. O projeto de reforma prevê, ainda, a instalação de elevadores.

FMAC

Fundação Municipal de Ação Cultural

Rua Melo Morais, nº 59, Centro
CEP: 57020-330 // Telefone: (82) 3312-5820
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
E-mail: protocolofmac@gmail.com