Massayó… Sol, Mar, Forró 2023 valoriza artistas locais

Evento traz apresentações de cantores e bandas radicados em Maceió, dinamizando a cultura criativa da capital alagoana

Secom Maceió 08/06/2023 às 15:03
Massayó… Sol, Mar, Forró 2023 valoriza artistas locais
São João 2023 valoriza artistas locais. Foto: Gabriel Moreira/Secom Maceió

A arte pode ser caracterizada como uma forma de expressão cultural e de identidade local. Com o incentivo, através de editais de chamadas públicas no São João 2023, a Prefeitura de Maceió vem valorizando desde a primeira edição, os artistas locais, e ao mesmo tempo investe na promoção e manutenção de expressões artísticas e ainda a promover o turismo, o desenvolvimento econômico e a diversidade cultural da região, tendo como base o ritmo do forró e a gastronomia típica dos festejos juninos.

O prefeito de Maceió, JHC, pontua que a exploração do calendário cultural, gerando a valorização do artista local de Maceió, é essencial para a preservação artístico cultural, além de fomentar o desenvolvimento econômico da capital alagoana.

“Temos explorado muito bem o calendário cultural, pois é renda, economia, emprego e potencialização do que há de melhor em nossa cultura. Temos cultura em nossas periferias, grotas, em nossas comunidades e estamos investindo para que esta economia criativa se transforme em geração de emprego, renda e também movimente o turismo. E o reflexo dessas ações está nas ruas, nos bairros, e nas festas, como o São João de Maceió 2023, que além de grandes nomes da música nacional, também vamos levar as apresentações dos nossos artistas locais, valorizando e fomentando a cultural local", detalha JHC.

Os números reafirmam a fala do prefeito de Maceió, já que  a valorização da cultura e dos artistas locais é uma prioridade da gestão. Para se ter uma ideia, no São João de Maceió 2023, 70% das apresentações serão de artistas da região, totalizando 274 apresentações com 2.792 artistas locais.

Essa valorização se estende a outros eventos promovidos pela Prefeitura de Maceió, durante o ano, por meio dos editais Toca Tudo MCZ, Toca Tudo MCZ 2, Vem Pra Praça e, neste mês de junho, com o edital para apresentações culturais nos festejos juninos.

Além disso, os artistas locais trazem um estilo único e autêntico, cujo impacto positivo nas comunidades as quais estão inseridos criam novas oportunidades de trabalho e atrai mais visitantes interessados na cultura local, dinamizando a economia criativa e gerando mais receita para a cidade.

De acordo com o secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, Cleber Costa, Maceió possui um potencial cultural de extrema importância. “Temos a maior diversificação de folguedos do país, com maracatu, fandango, reisado. Além da música, temos que reverenciar o artesanato do Pontal da Barra que é considerado Patrimônio Imaterial Cultural”, ressalta .

Para Cleber Machado, as políticas culturais precisam articular o reconhecimento dos artistas locais, que já estão na estrada há um longo tempo, bem como abrir espaços para os novos talentos.

“Nós temos cantores importantíssimos, como Dydha Lyra, Leureny Barbosa, Wedja Miranda, entre tantos nomes. Precisamos mostrar e incentivar, criar condições para que novos talentos apareçam com o apoio do executivo municipal, para que eles possam desempenhar a contento a sua atividade artística e cultural”, enfatiza.

O diretor-presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), João Hugo Lyra, reforça todos os investimentos realizados pela Prefeitura de Maceió para desenvolver a economia criativa e valorizar os artistas da cidade.

"Reconhecemos a importância de fortalecer a cena cultural da cidade, proporcionando oportunidades para que os talentos locais sejam reconhecidos e tenham visibilidade. Através de iniciativas como os editais Vem Pra Praça e Toca Tudo MCZ, por exemplo, estamos investindo no potencial criativo e artístico dos artistas da nossa região, contribuindo para o enriquecimento cultural de Maceió”, revela João Hugo.

Todo este trabalho também é reconhecido por quem faz a cultura de Maceió permanecer viva e pulsante na capital.

O mestre da cultura popular da cidade de Maceió, Elvis Pereira, explica a importância da valorização dos artistas locais, que também pode ajudar a aumentar a autoestima da comunidade e a reforçar a identidade local.

“É de suma importância essas ações de envolvimentos culturais na cidade de Maceió. Uma vez que a comunidade artística necessita de abertura de portas para mostrar seu talento e vivenciar sua trajetória de inclusão cultural.  A cidade de Maceió é um berço  cultural,  e os  artistas locais estão tendo a oportunidade de ter parceiros como o prefeito JHC, o secretário Cleber Costa e o presidente João Hugo, como incentivadores e realizadores de ações que contribui de forma significativa para uma dimensão de oportunidades  de mostrar nossos trabalhos , e isso nos fortalece cada vez mais. Parabéns para nossa cidade”, comemora.

FMAC

Fundação Municipal de Ação Cultural

Rua Melo Morais, nº 59, Centro
CEP: 57020-330 // Telefone: (82) 3312-5820
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
E-mail: protocolofmac@gmail.com