Maceió sedia o maior festival nerd gratuito do Nordeste

Redação 01/11/2021 às 08:46
Maceió sedia o maior festival nerd gratuito do Nordeste

Evento de dois dias reuniu mais de 16 mil pessoas na Praça Multieventos, na Pajuçara

Neste fim de semana, a Praça Multieventos, na Pajuçara, foi palco do primeiro “Festival da Cultura Nerd” gratuito do Nordeste, que reuniu todo o público do universo geek da cidade, e também de vários outros municípios Brasil afora. Com quatro arenas voltadas para os fãs de games, de jogos de RPG, k-pop e mais dez segmentos da cultura nerd, os dois dias de evento, que duraram sete horas por dia, reuniram mais de 16 mil pessoas, segundo estimativa da Guarda Municipal de Maceió.

Primeiro “Festival da Cultura Nerd” de Maceió. Foto: Ascom FMAC

A Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) conversou durante o sábado (30) e o domingo (31) com participantes do festival, como o Jhonatan Gabriel, de 14 anos, que veio de São Miguel dos Campos para participar do evento.

“Jogo RPG desde que eu tenho seis anos na modalidade medieval, onde a gente cria uma história de fantasia, um mundo místico cheio de criaturas. Nunca tinha participado de um evento gratuito desse jeito para jogar algo que me dedico muito a fazer no meu dia a dia, ainda mais no meu estado. Espero que o festival nerd seja colocado no calendário oficial de eventos de Maceió, pois está tudo incrível”, conta o jovem.

Uma das representantes dos grupos de k-pop de Maceió, Ranya Saynara Vieira da Cruz, de 17 anos, destacou a importância de se criar um círculo social através de seu segmento cultural.

“Sempre gostei de dançar, e o k-pop abriu portas para uma nova experiência. É um hobbie para me distrair da vida de estudos e trabalho, além de me ajudar no meu ciclo social e de amigos. Conheci muita gente, inclusive profissionais na dança, e isso só aumenta minha sensação de pertencimento”, relata da dançarina.

Os veteranos também enalteceram o evento proporcionado pela FMAC, como foi o caso do produtor de conteúdo Tiago Diogo.

“A gente gosta muito de trabalhar com o público jovem, eles são empolgados com o que fazem. Nos últimos quatro meses, nosso canal teve 82 mil visualizações, isso mostra a força do nosso segmento. Não encontro muitas dificuldades de trabalhar com mídia nerd em Maceió, mas espero que esse evento fortaleça ainda mais esse setor e abra as portas para mais ações como essa”, fala o produtor.

Fã da cultura nerd vestida de Beetlejuice. Foto: Ascom FMAC

O artista visual Catraca, também um veterano nos eventos nerd da cidade, fala da importância do Festival. Para ele, é ótimo poder mostrar um pouco do que é produzido no estado em um segmento cultural ainda recente. Sua expectativa é que toda a potência do universo de cultura geek/nerd seja vista, trazendo mais eventos e novas iniciativas para fortalecer esse trabalho.

“Alguns dos artistas que estavam presentes possuem prêmios e até trabalhos publicados em outros países, mas isso escapa dos olhos do público alagoano. Portanto, ter uma vitrine de expressividade como essa não é bom somente pela fato do retorno financeiro das vendas, mas também a oportunidade de mostrar o que o artista alagoano está produzindo, seja na história em quadrinho, na pop-art, na criação de conceito, na animação ou em outros meios. O Beco dos artistas é a alma de qualquer evento nerd, aqui as ideias ganham um rosto”, analisa o artista.

Kaike Meira Peixoto treina para campeonato de swordplay. Foto: Ascom FMAC

Outro segmento cultural que teve seu valor contemplado com o festival foi o dos swordsplays. Kaike Meira Peixoto, de 28 anos, explica que a modalidade é uma simulação de combates medievais com armas acolchoadas. “Já participei de eventos maiores, mas todos pagos. É a primeira vez que participo de um evento assim feito por uma Prefeitura. Fui surpreendido com o que vi, está muito melhor do que eu imaginava” comenta Kaike.

“Sempre tivemos os nossos eventos independentes de nerds para nerds, mas com essa abertura e apoio da Prefeitura, conseguimos mostrar nossa essência para os maceioenses. O festival foi um sucesso e caiu na graça de todos os apaixonados por arte e cultura” afirmou Jefferson Diniz, presidente da Associação Alagoana da Cultura Nerd (AACN), organizadora do evento.

Jefferson Diniz e a presidente da FMAC, Mirian Monte

“O nosso trabalho é abraçar todas as culturas, e o universo geek é uma realidade, é hoje um ambiente que transborda cultura no qual os jovens conseguem se sentir representados, e com um evento como esse, a Prefeitura mostra para esse público que eles tem voz e vez nesta gestão”, enfatiza Mirian Monte, presidente da FMAC.

No site da FMAC ou no Instagram é possível conferir mais informações sobre o festival e suas atrações.

Gabriela Lyra / Ascom FMAC

FMAC

Fundação Municipal de Ação Cultural

Rua Melo Morais, nº 59, Centro
CEP: 57020-330 // Telefone: (82) 3312-5820
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
E-mail: protocolofmac@gmail.com