Lives de São João da Prefeitura têm aumento de 348% nas visualizações

Redação 30/06/2021 às 12:03
Lives de São João da Prefeitura têm aumento de 348% nas visualizações

Entre o primeiro e o segundo projetos de lives da Prefeitura de Maceió, em parceria com associações culturais da cidade, o salto das visualizações online foi em média de de 1,5 mil para 6,5 mil por live

Encerramento da programação do São João de Maceió contou com a presença do Prefeito JHC, que estava junto à equipe da FMAC. Foto: Edvan Ferreira

Os festejos juninos organizados pela Prefeitura de Maceió, que se encerraram nessa terça-feira (29), mostraram que o resgate às raízes culturais Nordestinas é prioridade nesta gestão, e dados apurados pela Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) comprovam isso.

Do primeiro projeto de lives, o “Arte que Te Quero Viva” – que começou em abril e se encerrou nos primeiros dias de junho – ao projeto de lives “Maceió: um dos berços do forró“, série de sete dias de lives transmitidas entre 23 e 29 de junho, houve um aumento de 348% no número geral de visualizações das apresentações pelos canais do YouTube entre um projeto e outro, num espaço de apenas dois meses.

Houve um salto de média de 1,5 mil visualizações por live do projeto “Arte que Te Quero Viva” para 6,5 mil do projeto das lives de São João. Visto que foram 32 lives no primeiro deles e sete no segundo, proporcionalmente o crescimento do número total de visualizações por live se torna muito expressivo.

“Comparado ao último projeto de lives, tivemos um aumento de 348% no número geral de visualizações – somando todos os canais parceiros – o que comprova que o formato online, através de lives, está gerando engajamento e alcançando a população, que está podendo ver um resgate das tradições de São João – mesmo que virtualmente – e, consequentemente, se interessando cada vez mais pelos movimentos culturais tradicionais do Nordeste, como comprovam os dados apurados pela Fundação”, afirma a presidente da FMAC, Mirian Monte.

“Foram cinco mil visualizações a mais por live comparado ao projeto ‘Arte que Te Quero Viva’, “e visto que foram 32 lives no primeiro e sete no segundo, proporcionalmente o crescimento do número total de visualizações foi muito expressivo”, complementa a Monte.

Prefeito JHC ao lado da presidente da FMAC, Mirian Monte, que estava com figurino da Maria Bonita assinado pela Dadá. Foto: Daniel Marinho / Ascom FMAC

Ao todo, foram mais de 45 mil visualizações das lives de São João, somando todos os canais do YouTube onde foram transmitidas (YouTube da FMAC e o Acta Oficial, o BR 104 e o portal Na Rede). Além disso, somente no canal da FMAC do YouTube, o total de visualizações dessas sete lives de São João foi de quase 24 mil pessoas, “número expressivo para um canal tão recente no YouTube”, complementa a presidente, se referindo à média 6.500 de visualizações por live do “Maceió, um dos berços do forró”, em relação à média de 1.500 visualizações do “Arte que Te Quero Viva”.

“Os projetos ‘Maceió, um dos berços do Forró’ e o “Forró correndo no Centro” foram um feito muito grande para um início de gestão, que tem apenas 6 meses, principalmente porque estamos ainda sem orçamento aprovado, e no meio de uma pandemia”, enfatiza a presidente Mirian Monte.

Além de todos esses dados positivos, ainda foi apurado que Maceió foi a primeira capital do país que organizou uma festa junina especialmente em homenagem ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+.

Paolla Vanconcelos, da FMAC, se apresenta junto à banda Quadrilhão, no dia 28 de junho, dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. Foto: Daniel Marinho / Ascom FMAC

“Tivemos a honra de termos Paolla se apresentando na live do Dia do Orgulho. Paolla foi a primeira mulher trans a ocupar um cargo comissionado na Prefeitura de Maceió, além de ser a primeira mulher trans no Conselho Municipal da Mulher”, finaliza a presidente.

As lives do projeto “Maceió: um dos berços do forró” foram transmitidas da Associação Comercial de Maceió, no Jaraguá, entre os dias 23 e 29 de junho no YouTube da FMAC e redes parceiras TV Mar, Acta Oficial, BR 104 e o portal Na Rede.

Ascom FMAC

FMAC

Fundação Municipal de Ação Cultural

Rua Melo Morais, nº 59, Centro
CEP: 57020-330 // Telefone: (82) 3312-5820
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
E-mail: protocolofmac@gmail.com