Integrantes de escolas de samba de Maceió recebem capacitação da beija-flor de Nilópolis
Ação segue nesta terça-feira (26) com palestras e oficinas
A Prefeitura de Maceió e a Beija-Flor de Nilópolis promoveram, nesta segunda-feira (25), o primeiro dia de workshop com as escolas de samba de Maceió. A ação integra o cronograma de capacitações que compõem o carnaval de 2024 da tradicional escola de samba carioca, que homenageará Maceió com o enredo “Um Delírio de Carnaval em Maceió de Rás Gonguila".
No evento, que segue nesta terça-feira (26), estiveram presentes representantes das escolas de samba da capital, ligas independentes e a Federação das Organizações da Cultura Popular e do Artesanato Alagoano (Focuarte).
De acordo com o presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), Myriel Neto, eventos como esse podem fortalecer laços e divulgar ainda mais a cultura local, além de estimular e fortalecer a economia local.
“Ter Maceió como tema do Carnaval do Rio de Janeiro é uma vitrine incrível para o mundo inteiro. Os desfiles são assistidos não só pelos brasileiros, mas têm impacto internacional. É um momento muito importante de Maceió se destacar para o mundo. As oficinas impactam as escolas locais promovendo cultura e economia e estimulando o crescimento e a excelência das escolas de sambas locais”, declarou Myriel.
Os participantes das oficinas tiveram acesso a conhecimento sobre a construção do carnaval, desde o planejamento, administração, geração de emprego e até a importância do marketing e da comunicação no carnaval.
Para o diretor de carnaval da Beija-flor, Dudu Azevedo, a vinda da agremiação para a capital alagoana é muito importante para debater com as escolas o que está sendo feito e passar na avenida a história linda de Maceió. “A gente quer o tempo todo fazer essa união para que a gente passe bem na avenida a linda história de Maceió, que tem colorido, cheiro e cor.”
O carnavalesco da Beija-flor, João Vitor Araújo, falou sobre a escolha de Maceió como tema. “Quando eu fui chamado pra desenvolver esse enredo, apareceram outros enredos, mas eu falei, olha, eu quero Maceió, é Maceió e acabou! Porque a cidade me remete a cultura e eu sempre fui muito apaixonado pelos folguedos. Então, eu falei: vai dar samba, vai ser lindo demais!”, contou o carnavalesco.
Representando os folguedos de Alagoas, estado com o maior número de manifestações da cultura popular no país. a Focuarte se apresentou na abertura do evento.
“Quando citamos o universo da cultura popular, a gente vai desde a forma que o nosso povo se expressa, até a forma que o nosso povo se alimenta e se veste. Então, apesar de ser um estado territorialmente pequeno, mas do ponto de vista cultural, ele é gigantesco. E Maceió possui a porta de entrada dos destinos de todo o povo alagoano. O enredo, a temática, a projeção de Rás Gonguila é dar a justiça, o louvor e a devida glória e protagonismo que ele merece”, disse João Lemos, coordenador do grupo e ativista da cultura popular.
Não poderia faltar a presença dos representantes do homenageado. Filho, neta e sobrinha prestigiaram o evento e falaram sobre o sentimento ter Rás Gonguilla como enredo de uma das maiores escolas de samba do país. "Fiquei muito emocionado ao saber desta homenagem ao meu pai depois de 54 anos, que é uma homenagem também à cultura de Maceió, e isso acontece graças também ao prefeito JHC. A expectativa é a melhor e que sejamos campeões mais uma vez", completou o filho de Rás Gonguilla, Benedito dos Santos Filho.
Fundação Municipal de Ação Cultural
Rua Melo Morais, nº 59, Centro
CEP: 57020-330 // Telefone: (82) 3312-5820
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
E-mail: [email protected]