Fundação Cultural encerra maio com avanço no diálogo com grupos juninos

Intensificando as ações de incentivo à cultura popular, o órgão municipal realizou diversas visitas e reuniões no período pré-junino

Thauane Rodrigues / Ascom FMAC 01/06/2024 às 12:00
Fundação Cultural encerra maio com avanço no diálogo com grupos juninos
Visita à Quadrilha Junina Amanhecer no Sertão / Foto: Ascom FMAC

Os trinta e um dias de maio proporcionaram a Fundação Municipal de Ação Cultural muitos momentos marcantes. Pela primeira vez na história da instituição, uma equipe acompanhada do presidente da FMAC percorreu os ensaios e bastidores dos grupos juninos ouvindo suas demandas e necessidades.

Durante o mês, a FMAC realizou mais de 10 visitas aos cocos de roda de Maceió, cerca de 15 reuniões com as ligas dos Cocos de Roda, Quadrilhas Juninas, Associação dos Forrozeiros de Alagoas e representantes dos grupos, além de também iniciar a visitação as juninas maceioense.

Entre visitas e reuniões, os líderes e incentivadores da cultura local frisaram a importância da presença da FMAC nos ensaios e bastidores dos grupos que movimentam o São João.

O presidente da Quadrilha Junina Santa Fé, Thiago Serpa, aproveitou o momento com o presidente da FMAC, Myriel Neto, para parabenizar a Prefeitura de Maceió pela iniciativa.

“Estou muito feliz em ter recebido a FMAC em nosso ensaio. Isso é de um fomento gigante além de ser algo pioneiro pois em gestão nenhuma isso foi feito pela instituição”, disse ele.

Reunião com a Liga Alagoana de Cocos de Roda e Liga Alagoana das Quadrilhas Juninas / Foto: Ascom FMAC
Reunião com a Liga Alagoana de Cocos de Roda e Liga Alagoana das Quadrilhas Juninas / Foto: Ascom FMAC

O mesmo também aconteceu durante a visita ao Coco de Roda Reviver, que em 2024 completou 24 anos de existência.

“É muito importante essa troca com os grupos, pela primeira vez um presidente da FMAC vem acompanhar de perto a cultura de nossa Maceió, porque a gente precisa muito, às vezes não é nem de ajuda financeira, é dessa aproximação mesmo que nos traz uma valorização inexplicável”, disse Roberto Calheiros, presidente do Coco de Roda Reviver.

Myriel Neto, presidente da Fundação Municipal Ação Cultural, afirma que a troca com os grupos tem sido de extrema importância para instituição.

“Em cada visita, reunião, conversa que tenho com os representantes dos grupos vou percebendo e entendendo as demandas do segmento, além de também conseguir sentir um pouco da paixão e empenho de cada um deles para garantir o êxito no mês de junho. Dessa forma, é possível pensar em  mais políticas públicas para esses grupos que carregam o nome de Maceió pelo Brasil a fora”, disse.

FMAC

Fundação Municipal de Ação Cultural

Rua Melo Morais, nº 59, Centro
CEP: 57020-330 // Telefone: (82) 3312-5820
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
E-mail: [email protected]