Fundação Cultural de Maceió levou arte e cultura para toda a capital em 2023

Diferentes ações movimentaram o cenário cultural da cidade de janeiro a dezembro, encantando maceioenses e visitantes

Redação 30/12/2023 às 10:30
Fundação Cultural de Maceió levou arte e cultura para toda a capital em 2023
Shows do Verão Massayó atraíram multidões. Foto: Arquivo/Secom

Em um ano intenso como 2023, a Fundação Municipal de Ação Cultural se reinventou diversas vezes e movimentou o cenário da cultura local e também nacional. De janeiro até dezembro, os mais variados pontos da cidade foram tomados pela grandiosidade da cultura maceioense.

Iniciando o ano com o pé direito, após todas as celebrações do réveillon, festejamos a alta temporada com o Verão Massayó. Durante cinco dias, artistas locais e nacionais passaram pelos palcos Sururu e Minha Sereia, agradando o público mais diverso e movimentando a economia da cidade. A festividade chegou a ter um público de mais de 600 mil pessoas.

O Verão Massayó alegrou o público com atrações nacionais e locais. Foto: Arquivo/Secom
O Verão Massayó alegrou o público com atrações nacionais e locais. Foto: Arquivo/Secom

Aline Barros, Ungidos 4, Alceu Valença, Rafinha Benutti, Zé Neto Leão, Xand Avião, Cláudia Leitte, Jorge e Matheus, Dennis DJ, Léo Santana, NSC Alex, Pitty, Duda Beat e Baiana System foram alguns dos shows que garantiram a festa. Além disso, na orla de Ponta Verde, no Espaço Maceió É Massa, os artistas da cultura popular alagoana também ganharam espaço, com 95% dessas programações sendo compostas pelos fazedores de arte do município inscritos nos editais de incentivo à cultura.

Ainda em janeiro, os ânimos maceioenses já estavam voltados para o carnaval, com isso as prévias carnavalescas foram iniciadas no dia 22 e levou milhares de foliões para festejar no Espaço Maceió É Massa.

O mês de fevereiro iniciou celebrando a resistência e o axé do povo negro alagoano com o tradicional evento do Xangô Rezado Alto. Realizado em parceria com as lideranças dos povos de terreiro, o evento é uma celebração da história, da cultura e da espiritualidade de um povo que, apesar das adversidades, mantém viva sua tradição e sua fé.

Em fevereiro, o evento do Xangô Rezado Alto celebrou o axé do povo negro alagoano. Foto: Arquivo/Secom
Em fevereiro, o evento do Xangô Rezado Alto celebrou o axé do povo negro alagoano. Foto: Arquivo/Secom

Além disso, o mês de fevereiro após os dois anos de pandemia, levou milhares de foliões saudosos e prontos para se jogar no frevo do Jaraguá. O Jaraguá é Massa animou o trajeto carnavalesco da Rua Sá e Albuquerque, com diversos blocos até a Praça Dois Leões, com mais de 20 orquestras de frevo que colocaram o público para dançar com as saudosas marchinhas. A festa também contou com o show da cantora Elba Ramalho.

Com a chegada dos dias oficiais da folia de momo, a capital alagoana contou com muita animação e alegria nos cinco dias de festa. Do dia 18 ao dia 22 de fevereiro, com muito frevo, escolas de samba, atrações musicais locais e nacionais divididas em cinco polos nos bairros de Jaraguá, Benedito Bentes, Ipioca, Fernão Velho e Pontal da Barra, os turistas e maceioenses puderam aproveitar a passagem do carnaval.

Em 2023, Maceió também teve muita animação no Carnaval de Jaraguá. Foto: Arquivo/Secom
Em 2023, Maceió também teve muita animação no Carnaval de Jaraguá. Foto: Arquivo/Secom

Outro destaque entre as ações dos primeiros meses do ano foi a segunda edição do Festival Abril Pra Cultura, homenageando Djavan o evento aconteceu em diversos pontos dos bairros de Jaraguá e do Pontal da Barra, promovendo o encontro de diferentes expressões artísticas e o diálogo entre os fazedores de arte locais e público.

O edital do Colorir É Legal também movimentou o cenário cultural e turístico de Maceió. Levando cor, arte e beleza para pontos da cidade, um dos locais selecionados foi o muro da Câmara dos Vereadores, que agora conta com uma homenagem a Nise da Silveira, Lêdo Ivo, Nelson da Rabeca e Linda Mascarenhas.

O edital do projeto Colorir é Legal movimentou a cena cultural e trouxe cores à cidade.  Foto: Arquivo/Secom
O edital do projeto Colorir é Legal movimentou a cena cultural e trouxe cores à cidade. Foto: Arquivo/Secom

Marcando presença no quinto mês de 2023, o Festival da Massa ganhou o coração do público maceioense. Com artistas locais e nacionais, como a banda Vibrações, o cantor alagoano Osvaldo Silva, a banda Maneva, o cantor Edson Gomes, Tribo de Jah, Luana do Reggae, a primeira edição do festival levou milhares de pessoas para o Estacionamento de Jaraguá e movimentou a economia do local.

Sol, Mar, Forró 2023

Com o som da sanfona já ecoando pelos quatro cantos de Maceió, a temporada de São João deu início nos primeiros dias de junho. Durante 18 dias, o caminhão do forró percorreu vários bairros da capital, levando muita alegria para os moradores, além de anunciar a chegada do Massayó…Sol, Mar, Forró 2023.

Colocando Maceió como um dos pontos mais solicitados do período junino brasileiro, durante 30 dias apresentações foram divididas em sete polos por toda a capital: Jacarecica, Graciliano Ramos, Jacintinho, Fernão Velho, Clima Bom, Benedito Bentes e em Jaraguá, movimentando o cenário cultural, turístico e econômico. Com um recorde histórico, o evento movimentou R$ 351 milhões na economia e grau de satisfação chegou a quase 100%.

Homenageando o cantor e compositor Carlos Moura, o São João de Maceió possibilitou que mais de 1500 artistas passassem pelos palcos maceioenses, destes, cerca de 70% são alagoanos. Além das tradicionais apresentações das quadrilhas juninas e grupos de coco de roda que encantaram ainda mais o público.

Com o tema Massayó... Sol, Mar, Forró 2023, o São João contou com sete polos e muitas atrações. Foto: Arquivo/Secom
Com o tema Massayó... Sol, Mar, Forró 2023, o São João contou com sete polos e muitas atrações. Foto: Arquivo/Secom

Sendo uma das surpresas mais adoradas do segundo semestre de 2023, a Fundação Municipal de Ação Cultural iniciou o projeto Sextou No Centro. Levando um resgate histórico e cultural do local, durante a primeira sexta-feira de todo mês, a população consegue desfrutar de momentos de alegria e diversão ao som de muito samba e pagode no calçadão do comércio.

Em mais uma ação do edital Colorir É Legal, o bairro do Reginaldo recebeu uma obra de arte em um dos seus muros e uma homenagem ao morador mais antigo do local, seu Joaquim de 108 anos.

Já no universo da literatura, durante o mês de agosto na Bienal do Livro, a FMAC lançou quatro obras literárias que são resultado do edital edital de 2021 “Obras Literárias - Publicação de Obra Literária – Antologia de Poesia, Crônica e Cordel” e beneficiou mais de 150 escritores, através das obras “Cronistas de Maceió e convidados”, “Cordelistas de Maceió e convidados” e “Poetas de Maceió e convidados” e “Antologia: Aventuras Fantásticas e Finais Inusitados”.

Ainda em agosto, unindo as belezas maceioenses com os encantos da lua, o Luau Massayó levou para orla de Ponta Verde uma multidão para celebrar e apreciar a passagem da última superlua azul do ano.

Para movimentar ainda mais o cenário cultural da cidade e aproveitar para louvar a Deus, os três dias do Festival Massayó Gospel levou uma multidão de fiéis para o Estacionamento de Jaraguá. Com atrações locais e nacionais, o público cristão fez a palavra de Deus ecoar por Maceió.

Os fenômenos astronômicos ganharam grande destaque neste ano. A passagem do eclipse solar animou o sábado da orla de Ponta Verde com o evento Tardezinha Massayó. Movimentando a cultura e a economia local, o evento proporcionou alegria, diversão e a criação memórias afetivas.

Brincadeira Boa

Criando conexões entre a nova geração e os bairros onde residem, o evento Ser Criança É Massa garantiu a diversão em vários bairros de Maceió. Levando shows infantis, brincadeiras de antigamente e atividades lúdicas, a criançada dos bairros da Jatiúca, Village Campestre, Benedito Bentes, Fernão Velho e Vergel do Lago pôde brincar livremente e aproveitar um tempo de qualidade com toda a família.

O empreendedorismo e a cultura nerd também foram enaltecidos esse ano. O terceiro festival da cultura nerd de Maceió invadiu a praça Centenário com toda diversidade e pluralidade do universo geek.

Cultura Negra

Evento "Vamos Subir a Serra" celebrou a Cultura Negra. Foto: Arquivo/Secom
Evento "Vamos Subir a Serra" celebrou a Cultura Negra. Foto: Arquivo/Secom

Unindo forças, os eventos tradicionais Saurê Palmares e Vamos Subir a Serra aconteceram durante o mês de novembro e proporcionaram aos maceioenses e turistas uma verdadeira imersão no axé do povo negro. Com cores, música e a gastronomia afro, a praça Multieventos tornou-se um grande quilombo durante cinco dias de festa.

Os eventos deram visibilidade aos grupos que trabalham a cultura negra dentro de Alagoas e aos afroempreendedores que expuseram seus trabalhos e venderam suas comidas ancestrais.

Encanto Natalino

Ainda em novembro, o clima de natal já estava reinando em Maceió. As luzes natalinas acesas anunciavam a chegada do Natal de Todos Nós. Com atividades culturais, shows e folguedos natalinos, os turistas e maceioenses puderam aproveitar durante quatro dias a magia do natal.

A abertura do Natal de Todos Nós levou milhares de pessoas à orla da Ponta Verde. Foto: Arquivo/Secom
A abertura do Natal de Todos Nós levou milhares de pessoas à orla da Ponta Verde. Foto: Arquivo/Secom

Além das atrações culturais, o público também pode criar memórias afetivas em família, a Praça Gogó da Ema também contou brinquedos infantis e inclusivos disponíveis.

A Orquestra Filarmônica de Alagoas também garantiu a alegria e democratização da música clássica com a apresentação gratuita de um concerto clássico na Praça Multieventos. Com tudo já aconteceu e o que ainda está para acontecer, não dá para negar que 2023 foi um dos anos intensos e emocionantes da cidade de Maceió.

FMAC

Fundação Municipal de Ação Cultural

Rua Melo Morais, nº 59, Centro
CEP: 57020-330 // Telefone: (82) 3312-5820
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
E-mail: protocolofmac@gmail.com