Fundação Cultural de Maceió e Sebrae-AL iniciam capacitação para grupos artísticos

Iniciativa acontece em 29 de agosto e mostra a importância da formalização para estimular o empreendedorismo na área

Secom Maceió 18/08/2022 às 09:53
Fundação Cultural de Maceió e Sebrae-AL iniciam capacitação para grupos artísticos
Grupos artísticos de Maceió serão capacitados para estimular o empreendedorismo. Foto: Célio Júnior / Secom Maceió

A Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), em parceria com o Sebrae/AL e a Sala do Empreendedor de Maceió, realizam no próxima segunda-feira (29), a capacitação "Benefícios da formalização para grupos artísticos", com o objetivo de estimular o empreendedorismo e possibilitar a competitividade de artistas e grupos culturais dentro dos editais de incentivo à cultura.

A FMAC possui editais de credenciamento para grupos artísticos com o intuito de realizar futuras contratações para compor a programação das festividades do município.  Para esse credenciamento, é necessário que sejam cumpridas as exigências necessárias elencadas na Lei 8666/93, que institui normas para licitações e contratos da Administração Pública. Por esta razão, os grupos artísticos precisam possuir CNPJ para concorrer nos editais.

"Muitos dos grupos credenciados, por não possuírem CNPJ próprio, acabam utilizando de um CNPJ único, tendo um representante portador de procuração que assegura poderes para representá-los. Por isso, a necessidade de que a classe artística compreenda a importância e os benefícios de se formalizarem e adquirirem mais autonomia", ressalta João Lyra, presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural.

Presidente da FMAC, João Hugo Lyra, destaca a importância da iniciativa para o setor artístico. Foto: Célio Júnior / Secom Maceió
Presidente da FMAC, João Hugo Lyra, destaca a importância da iniciativa para o setor artístico. Foto: Célio Júnior / Secom Maceió

A capacitação é gratuita, voltada a todos os grupos artísticos e será realizada no Auditório do Sebrae/AL, na rua Dr. Marinho de Gusmão, 46, Centro, no dia 29 de agosto, às 14h30.

Salas do Empreendedor - As Salas do Empreendedor fazem parte de um convênio firmado entre a Prefeitura de Maceió, o Sebrae/AL e a Associação Comercial e oferecem gratuitamente serviços de apoio e orientação aos empreendedores e pequenas empresas de todo o Município.

O objetivo das Salas é incentivar o empreendedorismo na capital alagoana, facilitando o acesso a serviços essenciais como a formalização de empresas, emissão de certidões, negociação de débitos e orientações jurídicas e empresariais.

FMAC

Fundação Municipal de Ação Cultural

Rua Melo Morais, nº 59, Centro
CEP: 57020-330 // Telefone: (82) 3312-5820
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
E-mail: protocolofmac@gmail.com