Folguedos na Rede vai contar com a participação de mais de mil alunos das escolas municipais

Reunião para alinhar pontos pertinentes à execução do projeto ocorreu nesta segunda-feira (15) com coordenadores e técnicos pedagógicos

Jamerson Soares (estagiário)/Ascom Semed 15/08/2022 às 12:51
Folguedos na Rede vai contar com a participação de mais de mil alunos das escolas municipais
Reunião ocorreu nesta segunda-feira (15) para alinhar a logística do projeto Folguedos na Rede. Foto: Jamerson Soares (estagiário)/Ascom Semed

Coordenadores e técnicos pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Maceió se reuniram nesta segunda-feira (15) para alinhar e definir pontos pertinentes à execução do projeto Folguedos na Rede, que prevê a seleção de mestres de folguedos para atuarem em 40 escolas municipais e vão transmitir suas experiências culturais à comunidade escolar.

Mais de 1.200 crianças e adolescentes vão participar das ações do Folguedos na Rede. As atividades vão contemplar alunos de 6 a 16 anos e terão duração inicial de um ano, visando resgatar e transmitir a cultura popular para o dia a dia dos alunos da rede municipal de ensino e com isso possa amenizar as desigualdades e vulnerabilidades sociais dentro das escolas.

O projeto tem parceria com a Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC). Cerca de 20 mestres da cultura popular serão convocados para realizar visitas e apresentar seus trabalhos nas unidades escolares.

Coordenadores e técnicos pedagógicos estavam presentes na reunião. Foto: Jamerson Soares (estagiário)/Ascom Semed
Coordenadores e técnicos pedagógicos estavam presentes na reunião. Foto: Jamerson Soares (estagiário)/Ascom Semed

Na reunião foram discutidas quais modalidades de folguedos serão escolhidas para serem apresentadas nas escolas, quantos e quais mestres, quais escolas serão beneficiadas, quantos monitores e como será a logística da execução do projeto. Também foi definida a união de microprojetos Cultura Popular e a Criança na Educação Infantil e o Mestres vão até a Escola.

Coordenadora de Educação Infantil, Patrícia Siqueira e a coordenadora de Projetos e Programas Suplementares, Lívia Lima (à dir.). Foto: Jamerson Soares (estagiário)/Ascom Semed
Coordenadora de Educação Infantil, Patrícia Siqueira e a coordenadora de Projetos e Programas Suplementares, Lívia Lima (à dir.). Foto: Jamerson Soares (estagiário)/Ascom Semed

"O público de cada escola, da Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJAI entram nesse projeto para realizar um acompanhamento pedagógico. É de maior importância executar esse projeto nas escolas porque é na infância que a cultura popular deve ser trabalhada. Hoje é um momento de entender a logística de ambos os projetos", disse a coordenadora de Projetos e Programas Suplementares, Lívia Lima.

Participaram da reunião o coordenador do setor de Ação Cultural, Tércio Smith, de Educação Infantil, Patrícia Siqueira, Ensino Fundamental e Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). O projeto tem o objetivo de implementar ações pedagógicas e artísticas com foco em várias modalidades de folguedos nas creches e escolas municipais.

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