Fmac se reúne com segmento de artes visuais

Redação 09/03/2021 às 14:30
Fmac se reúne com segmento de artes visuais

A reunião aconteceu de forma remota e discutiu o incentivo à fotografia em Maceió

O fomento à fotografia foi debatido numa reunião on line nesta terça-feira (9) com a presença da presidenta da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), Mírian Monte, e representantes das artes visuais, responsáveis pelo desenvolvimento de dois projetos que estimulam a fotografia na Capital, o Fotosururu e a Casa da Photografia.

Os participantes expuseram à gestora da FMAC ações que compreendam a fotografia, não só aos conceitos e práticas estéticas e técnicas, mas também ao uso social e educativo da imagem fotográfica, ao possibilitar o desenvolvimento de ações em comunidades e escolas públicas de Maceió.

Incentivo à fotografia é discutido em reunião remota com representantes do segmento
Foto: Ascom/FMAC

“Pensamos a fotografia como instrumento de transformação de vida das comunidades. Nossa intenção é levar o conhecimento da estética e da técnica às escolas públicas da Capital”, revela a fotógrafa e professora Dilma Marinho.

O idealizador o projeto FotoSururu, Jorge Fernando Vieira, falou da importância de incorporar o evento ao calendário de realizações artísticas da cidade para estimular a cadeia produtiva da fotografia, sendo capaz de gerar incentivos à compra de equipamentos fotográficos e impressão dos trabalhos, ao dar visibilidade à produção dos fotógrafos, através de exposições e debates sobre o tema.

Mírian Monte solicitou dos participantes que enviasse à FMAC uma comunicação oficial para protocolar na Fundação as demandas do segmento, para que assim possam tomar medidas concretas para que o poder público municipal incorpore em suas ações o fomento às artes visuais, em particular à fotografia.

“É preciso que as demandas apresentadas sejam encaminhadas à FMAC para que possamos incorporar ao nosso planejamento anual a realização de eventos fotográficos e ainda levar ao conhecimento de outras pastas, como a Educação e o Turismo, as propostas de parcerias”, pontua a presidenta da FMAC.

Ascom/FMAC

FMAC

Fundação Municipal de Ação Cultural

Rua Melo Morais, nº 59, Centro
CEP: 57020-330 // Telefone: (82) 3312-5820
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
E-mail: protocolofmac@gmail.com