FMAC recebe representantes do Movimento dos Povos das Lagoas

Redação 22/02/2021 às 16:23
FMAC recebe representantes do Movimento dos Povos das Lagoas

Integrantes apresentaram projeto para melhorar a vida da população que vive à margem da Lagoa Mundaú

A presidenta da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), Mírian Monte, esteve reunida, nesta segunda-feira (22), com integrantes do Instituto para o Desenvolvimento das Alagoas (IDEAL), entidade que representa o Movimento dos Povos das Lagoas (Movlagoas). Na reunião, a presidenta do IDEAL, Isadora Padilha de Holanda Cavalcanti, apresentou uma carta de intenções do Plano de Ações para o Desenvolvimento da Região Lagunar, que compreende o complexo estuarino Mundaú e Manguaba.

No que compreende as ações voltadas à política cultural do Município de Maceió, o plano traz, no item seis, o esboço para o “empoderamento de grupos culturais e fortalecimento da identidade e da história local.” O objetivo do projeto é empoderar as manifestações que representam a diversidade cultural da população que habita as margens da lagoa Mundaú (Maceió) e Manguaba (Pilar e Marechal Deodoro) e outros quatro municípios alagoanos.

FMAC se reúne com Movimento dos Povos das Lagoas
Foto: Ascom/FMAC

O projeto traz uma gama de atividades para serem desenvolvidas nestes sete municípios, no período de cinco anos, como por exemplo, a realização de capacitações voltadas à economia criativa, produção de documentários, oficinas de formação em audiovisual, eventos festivos tradicionais, laicos e religiosos, e festivais culturais dos folguedos característicos da região lagunar.

Mírian Monte destacou a importância dos poderes públicos, nos três níveis de governo, investirem na melhoria da qualidade de vida da população que mora no entorno da lagoa Mundaú, parte Sul de Maceió, bem como a execução de projetos que respeitem a identidade sociocultural dessas comunidades.

Ascom/FMAC

FMAC

Fundação Municipal de Ação Cultural

Rua Melo Morais, nº 59, Centro
CEP: 57020-330 // Telefone: (82) 3312-5820
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
E-mail: protocolofmac@gmail.com