FMAC mantém interlocução e encontros para construir políticas culturais

Redação 02/02/2021 às 11:34
FMAC mantém interlocução e encontros para construir políticas culturais

Mírian Monte se reuniu com conselheiros do CMPC, técnicas da SEMED e muralistas

A presidenta da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), Mírian Monte, participou, nessa segunda-feira (1º), da primeira reunião ordinária do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) de Maceió. O encontro foi virtual, no qual os participantes discutiram, dentre outros temas, a prorrogação do prazo da Lei Aldir Blanc dos editais promovidos pela Fundação, cujo resultado final foi publicado no Diário Oficial do Município, entre os meses de novembro e dezembro de 2020.

São três editais nesta condição. Um deles trata do Cadastramento de Espaços Artísticos e Culturais de Maceió de mais de 100 instituições. Outro, o Mestra Hilda, foi elaborado para que instituições sem fins lucrativos, pessoas jurídicas que lidam com a cultura, pudessem participar do certame. Um terceiro foi criado para premiar e reconhecer a contribuição de agentes culturais em diversos segmentos artísticos-culturais, sejam pessoas físicas ou jurídicas. Esse certame foi subdivido em Mestra Virgínia, Mestre Zumba, Anilda Leão e Walfrido Pedrosa de Amorim – Nô Pedrosa.

Mírian Monte participa de reunião ordinária virtual do Conselho Municipal de Políticas Culturais (Foto: Ascom/FMAC)

Mírian Monte explicou aos participantes que a consulta da prorrogação do prazo da Lei Aldir Blanc foi encaminhada à Procuradoria Geral do Município para consulta jurídica. A presidenta da FMAC falou, ainda, da indicação para os novos integrantes do CMPC.

“Foram expedidos ofícios para secretarias, superintendências e órgãos da administração municipal dando ciência da indicação de nomes para integrar o conselho”, revela a gestora.

Nessa segunda, a gestora recebeu a visita de técnicas da Secretaria Municipal de Educação (Semed) que vieram trocar experiências sobre do programa que está sendo elaborado entre as duas pastas e que deve ser implementado nas escolas da rede pública municipal de ensino em 2021. Além disso, as representantes da secretaria conheceram as instalações físicas da Fundação, em especial, o espaço onde será abrigado um núcleo permanente de ações entre as duas instituições.

Técnicas da Semed discutem formação de núcleo permanente de ações com a FMAC (Foto: Ascom/FMAC)

Encerrando as atividades, Mírian Monte recebeu ainda três muralistas. Os artistas plásticos Pão, Joe e Rafael ilustram os muros e paredes da cidade com arte. A intenção da visita foi criar um canal de interlocução entre esse segmento das artes plásticas, que cria intervenções urbanas ao modificar com elementos visuais, como desenhos e pinturas, a paisagem, os muros e as paredes de prédios e espaços públicos de Maceió.

Ascom/FMAC

Muralistas se encontram com a gestão da FMAC (Foto: Ascom/Fmac)
FMAC

Fundação Municipal de Ação Cultural

Rua Melo Morais, nº 59, Centro
CEP: 57020-330 // Telefone: (82) 3312-5820
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
E-mail: protocolofmac@gmail.com