FMAC fortalece cultura da diversidade com 14ª Marcha de Combate à LGBTfobia

Evento acontece no domingo(18), a partir das 16h, com concentração na orla da Ponta Verde e saída para Jaraguá; organização prevê a participação de um público estimado em 10 mil pessoas

Gabryell Jatobá (estagiário)/Ascom FMAC 16/05/2025 às 11:57
FMAC fortalece cultura da diversidade com 14ª Marcha de Combate à LGBTfobia
Marcha terá a participação de artistas locais para a nimar o público. Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió

A Fundação Municipal de Ação Cultural de Maceió (FMAC) está realizando, junto ao Grupo Gay de Maceió (GGM), a 14ª edição da Marcha de Combate à LGBTfobia. O evento acontecerá no próximo domingo(18), a partir das 16h, com concentração na orla da Ponta Verde e seguindo em direção ao bairro do Jaraguá.

A FMAC está contribuindo com a estrutura física e com a segurança do evento, distribuindo banheiros químicos e trio elétrico, e auxiliando com seguranças privados para trazer conforto ao público da Marcha.

Além disso, a Fundação também está valorizando artistas LGBTQIA+ locais, trazendo para a ação as Drags Emylly Lazer, Gina Kynnors, Natasha Wonderfull e Melyna Rios; os DJs Dallas e Washington; e a cantora Naná Martins.

Para o presidente da FMAC, Myriel Neto, a realização da Marcha é mais do que o suporte logístico. “Nosso apoio representa o compromisso público com uma Maceió plural, que respeita a diversidade e reconhece a potência da cultura LGBTQIAPN+ na nossa terra. Nós entendemos que a cultura é um instrumento de transformação social, e por isso reafirmamos nossas parcerias com políticas culturais inclusivas, que celebrem a diversidade e combatam todas as formas de preconceito”.

A Marcha transforma as ruas da capital em espaço de denúncia e celebração, reunindo ativistas, artistas e o público em uma caminhada vibrante por igualdade e respeito. A edição de 2025 traz o tema “De todas as cores, formas e lutas. Respeito!”, refletindo o momento de resistência frente aos retrocessos sociais e à violência estrutural que ainda atinge a população LGBTQIA+.

A coordenadora adjunta da 14º Marcha, Michele Morais, comentou sobre a importância da presença da FMAC na organização do evento. “Essa parceria impacta diretamente na estrutura e no alcance do evento, mas também tem um peso simbólico muito grande. É sobre dizer: a nossa cultura importa, a nossa existência importa, e a nossa luta por respeito é também uma luta cultural. Ter a FMAC ao nosso lado é um passo importante para ampliar políticas culturais inclusivas e afirmar que Maceió pode — e deve — ser um território de liberdade e respeito para todes”.

Além das atrações culturais e musicais, o evento contará com o ato das Mulheres Lésbicas e Bissexuais, que ganha destaque com seu próprio trio elétrico e uma potente chamada por visibilidade, direitos e respeito às mulheres LGBTQIAPN+.

Toda a população está convidada a participar deste ato que celebra o amor, a coragem e a liberdade.

FMAC

Fundação Municipal de Ação Cultural

Rua Melo Morais, nº 59, Centro
CEP: 57020-330 // Telefone: (82) 3312-5820
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
E-mail: [email protected]