Festa das Águas: Maceió celebra o dia de Iemanjá na Praia de Pajuçara

Redação 09/12/2021 às 10:23
Festa das Águas: Maceió celebra o dia de Iemanjá na Praia de Pajuçara

Praça Multieventos foi palco de festejos populares e religiosos promovidos pela Prefeitura Municipal

Foto: Ascom FMAC

Para celebrar o Dia de Iemanjá, a Prefeitura de Maceió promoveu a Festa das Águas, de 6 a 8 de dezembro, na Praia de Pajuçara. O festejo foi marcado por apresentações artísticas e oferendas no mar. Ao todo, 33 grupos de cultura afro subiram no palco, com apresentações de samba, afoxé, coco de roda, maracatu, capoeira e baianas.

Esta foi a maior edição já feita para a comemoração desta festa. O evento foi promovido pela Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) e reuniu praticantes e simpatizantes de tradições religiosas de matrizes africanas de todo o estado.

“A Fundação tem cumprido o seu papel na preservação de eventos tradicionais e no fortalecimento da cultura local, sendo, a Festa das Águas, um dos maiores e mais importantes do nosso calendário”, disse Mírian Monte, presidente do órgão.

Lucélia Tainá, Afoxé Odô Iya. Foto: Ascom FMAC

Para Lucélia Tainá, do grupo Afoxé Odô Iya, as celebrações mostram a potencialidade do Município na preservação das tradições e riquezas culturais.

“A Festa das Águas consegue reunir pessoas de vários lugares para ver e referenciar não só os grupos culturais de Alagoas, mas também a grande mãe que é Iemanjá”, comentou a dançarina e coreógrafa.

André Aguiar / Secom Maceió

FMAC

Fundação Municipal de Ação Cultural

Rua Melo Morais, nº 59, Centro
CEP: 57020-330 // Telefone: (82) 3312-5820
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
E-mail: protocolofmac@gmail.com