Fãs falam da emoção de participar do primeiro festival da cultura nerd de Maceió

Redação 27/10/2021 às 14:07
Fãs falam da emoção de participar do primeiro festival da cultura nerd de Maceió

Capital alagoana sediará o primeiro festival voltado à cultura nerd 100% gratuito do Nordeste

A Praça Multieventos será o palco principal do primeiro “Festival da Cultura Nerd” de Maceió, que acontece neste final de semana, no sábado (30) e domingo (31). O evento será realizado pela Prefeitura de Maceió numa parceria com a Associação Alagoana da Cultura Nerd (AACN), numa demonstração de força cultural deste segmento, um dos que mais cresce em todo o mundo.

Desde sua divulgação, o festival tem tomado uma proporção cada vez maior, principalmente porque é o primeiro evento gratuito voltado para a cultura nerd do Nordeste, e a Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) já contabilizou uma estimativa de público de mais de 10 mil pessoas nos dois dias de eventos.

Os fãs do universo geek, claro, são os que mais celebram o acontecimento, como conta a cosplayer Lua Magalhães. “Depois de ter passado tanto tempo longe da cultura nerd por causa da pandemia, eu acho que a palavra animação é pouca para descrever meu sentimento sobre este evento. Eu mal posso esperar pra finalmente viver esse fim de semana”, relata a artista, que faz cosplayer da Viúva Negra, filme da Marvel Studios.

O sentimento da cosplayer também é compartilhado pela dançarina de k-pop Lara Galdino, que está ansiosa para sentir a energia do público com sua apresentação. “Estou muito animada pela parte de competição de dança, treinamos tanto tempo para ter essa oportunidade e ela finalmente chegou. Todos estão ansiosos para a chegada do festival, porque depois de tanto tempo, finalmente nos encontraremos cara a cara, sentiremos a vibração do público e teremos artistas se revelando, streamers, músicos e tudo mais”, conta Lara.

Lucas Hernandes é outro dançarino de k-pop que não vê a hora do “Festival da Cultura Nerd” começar, principalmente porque será sua estreia. “É minha primeira vez em um evento, espero que seja muito divertido e que aconteça outras vezes. O mais importante do festival é reunir todos os amantes do universo geek e mostrar, no meu caso, que dançar k-pop não é brincadeira. É amor, paciência, responsabilidade e muita determinação”, relata o jovem.

Os veteranos da cultura nerd de Maceió também estão emocionados com a primeira edição do festival, como é o caso de Yas Ribeiro, produtora de conteúdo do site de entretenimento “BoraAssistir”, que relata também a força que a cultura nerd já tem em Maceió.

“Nossa cidade tem um público nerd/geek enorme, mas muitas vezes ‘isolados’, porque em comparação a outros estados, tínhamos muito poucos eventos ou eles eram tão caros que se tornava uma coisa excludente. Poder comparecer a um evento 100% gratuito onde não só o público pode aproveitar mas também os criadores é sensacional”, conta a produtora.

Mark Augusto, Débora Siqueira e Yago Cândido, do site de entretenimento “BoraAssistir”. Foto: Divulgação

“Considerando a riqueza de valor cultural desse segmento e a sua importância perante a comunidade, bem como a grande visibilidade que o evento proporcionará, de forma plural e democrática, no qual estes grupos possam encontrar liberdade para manifestarem suas formas de expressão, o apoio da FMAC na realização deste tipo de ação torna-se muito mais do que oportuno, sendo verdadeiramente necessário”, afirma a presidente da FMAC, Mirian Monte.

O evento deste fim de semana vai reunir os treze segmentos culturais que compõem a cultura nerd: Role Playing Game (RPG), cosplay, k-pop, produtores de conteúdo, artistas visuais, swordplay, otaku, literatura, jogos de tabuleiro, clubes sociais, música, gamers e empresas.

A programação completa do “Festival da Cultura Nerd” pode ser conferida no site da Associação Alagoana da Cultura Nerd ou no perfil do Instagram da FMAC.

Gabriela Lyra / Ascom FMAC


FMAC

Fundação Municipal de Ação Cultural

Rua Melo Morais, nº 59, Centro
CEP: 57020-330 // Telefone: (82) 3312-5820
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
E-mail: protocolofmac@gmail.com