Educar é Massa reunirá ações da Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJAI em evento único

Ação acontecerá em novembro no bairro Jaraguá

Pâmela de Oliveira (estagiária)/Ascom Semed 03/11/2022 às 13:05
Educar é Massa reunirá ações da Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJAI em evento único
Evento educacional vai apresentar ações desenvolvidas pela Educação ao longo de 2022. Foto: Ascom Semed

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoverá, nos dias 22 e 23 de novembro, um grande evento que reunirá ações desenvolvidas em todos os níveis da educação básica da rede municipal de Maceió ao longo de todo o ano de 2022.

Entre as iniciativas que compõem o evento estão a 2ª Mostra de Culturas Infantis, a 1ª Feira de Inovação, Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade, a 1ª Feira de Empreendedorismo da EJAI, a 1ª Mostra de Desenhos e Fotografias dos Alunos da EJAI e o 3º Simpósio Institucional de Saberes e Práticas Docentes.

Será promovida, também, uma Feira Literária, além de apresentações culturais e artísticas, com oficinas de música e de teatro para os estudantes da rede. Na oportunidades, todas as ações se dividirão entre espaços alocados na Praça Dois Leões, no bairro histórico do Jaraguá, em parceria com a Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC).

A secretária-adjunta de Educação, professora Emília Caldas, explicou o funcionamento do evento. “O Educar é Massa será uma culminância de diversas práticas exitosas que temos nas nossas escolas da rede municipal, bem como uma forma de divulgar nossos projetos futuros que serão implantados, envolvendo todas as etapas e modalidades”, informou.

A diretora geral de Gestão Educacional (DGE), Tânia Almeida, pontuou a importância do evento para estudantes e professores.

“Teremos um evento de socialização de práticas docentes e discentes com a participação ativa de estudantes e profissionais das unidades escolares da rede e das coordenações da DGE”, concluiu.

Acompanhe como vai funcionar cada evento que irá compor o Educar é Massa

II MOSTRA DAS CULTURAS INFANTIS

Diversas iniciativas pedagógicas serão apresentadas nesta seção
Diversas iniciativas pedagógicas serão apresentadas nesta seção

Com o tema “Cultura Popular na Educação Infantil”, a iniciativa contará com apresentações orais de trabalhos científicos produzidos pelos docentes da Educação Infantil, com foco nas práticas aplicadas em sala de aula junto às crianças, além da exposição de estandes com os registros audiovisuais e produções desenvolvidas pelos pequenos durante todo o ano de 2022.

“É um momento de compartilhar experiências, podendo visualizar o que toda nossa rede vem desenvolvendo de trabalho junto às crianças, através de um formato muito especial, com a participação ativa das crianças, através de apresentações com foco na cultura popular”, explicou a coordenadora-geral da Educação Infantil, Patrícia Gomes.

I FEIRA DE INOVAÇÃO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SUSTENTABILIDADE

Serão apresentados trabalhos de cunho científico nesta mostra
Serão apresentados trabalhos de cunho científico nesta mostra

Com o objetivo de despertar e disseminar a curiosidade científica através da observação, experimentação e investigação, o evento irá promover a apresentação de trabalhos científicos desenvolvidos por estudantes dentro de sala de aula, disseminando a investigação científica dentro das perspectivas estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular e pelo Referencial Curricular de Maceió.

A coordenadora-geral do Ensino Fundamental, Juliane Medeiros, destacou a importância da iniciativa. “É muito importante para que nossos estudantes possam mostrar seus trabalhos, bem como dos professores que fazem um planejamento em cima daquilo que é importante e deve ser ensinado para seus estudantes dentro do contexto em que vivemos”, ressaltou.

I FEIRA DE EMPREENDEDORISMO DA EJAI

Estimulando o planejamento e a execução de projetos por estudantes e professores e incentivando o desenvolvimento do empreendedorismo entre os estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), a feira irá reunir e expor trabalhos desenvolvidos por estudantes dentro da temática empreendedora.

“Apresentar à sociedade de Maceió tudo que desenvolvemos ao longo do ano, em culminância com os demais níveis da Educação Básica tem grande valor e precisa ser reforçado em momentos como esse”, destacou o coordenador-geral da EJAI, Ricardo Maciel.

II MOSTRA DE DESENHOS E FOTOGRAFIAS DOS ALUNOS DA EJAI

A mostra promoverá o acesso às modalidades de expressão da arte fotográfica, na qual os estudantes poderão explorar todo seu potencial criativo, focando na abertura de uma visão ampliada e mais consciente da sua formação identitária. Os estudantes participarão ativamente com o envio de fotografias e desenhos, que serão premiadas.

III SIMPÓSIO INSTITUCIONAL DE SABERES E PRÁTICAS DOCENTES

No simpósio serão apresentadas as práticas pedagógicas que obtriveram êxito em sala de aula
No simpósio serão apresentadas as práticas pedagógicas que obtriveram êxito em sala de aula

O simpósio é coordenado pela Coordenadoria Geral de Centros e Núcleos por meio do Centro Municipal de Formação e tem como objetivo central difundir as práticas pedagógicas exitosas, desenvolvidas nas unidades de ensino da rede, bem como, fomentar nos profissionais da educação, o estímulo à pesquisa e à produção de conhecimento na Educação Básica.

FMAC

Fundação Municipal de Ação Cultural

Rua Melo Morais, nº 59, Centro
CEP: 57020-330 // Telefone: (82) 3312-5820
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
E-mail: protocolofmac@gmail.com