Cultura se engaja na programação da IV Festa Literária do Pontal da Barra

Evento acontece entre os dias 30 de março e 1º de abril com uma série de atividades nas escolas e nas ruas do bairro

Thiago Gomes/Secom Maceió 22/03/2022 às 17:29
Cultura se engaja na programação da IV Festa Literária do Pontal da Barra
Feira Literária incentiva leitura e turismo no Pontal da Barra (Foto: arquivo/Ascom Semed)

Com o apoio da Prefeitura de Maceió, a IV Feira Literária do Pontal da Barra vai movimentar, entre os dias 30 de março e 1º de abril de 2022, um dos bairros turísticos mais tradicionais da capital. Esta edição tem como tema ‘A História e a Contação de História’ e está sendo organizada pela Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) e Associação Alagoa do Sul.

Este ano, os grandes homenageados serão o historiador, Douglas Apratto, e a escritora infanto-juvenil, Rosana Mont’Alverne.

Ao longo destes dias, o evento contará com uma programação intensa e bem diversificada, para agradar todos os gostos. Serão promovidas mesas de debates, palestras, oficinas, feira de cultura e livro e sarau de poesia, além de shows noturnos e desfile de moda renda.

A diretora-presidenta da FMAC, Mirian Monte, explicou que o cronograma da Festa Literária do Pontal será executado a partir de três eixos – estudantil, de palestras e cultural. Grupos vão se revezar no bairro, nas ruas e nas escolas, espalhando arte para moradores e visitantes.

“Esperamos o engajamento de todos em torno deste evento. A expectativa da Fundação é a melhor possível, levando em consideração que a Festa Literária pode despertar estudantes, turistas e a população local para o que de melhor temos na literatura. Queremos que o público abrace, transite pelas ruas, visite, interaja, se emocione e participe deste importante movimento cultural”, pede Mirian Monte.

O presidente da Associação Alagoa do Sul, Carlito Lima, destaca na programação o sarau poético, que vai ser realizado durante a navegação na lagoa Mundaú, uma novidade para a edição deste ano. A jornalista Gal Monteiro será a mediadora.

“O som será aberto a todos os que desejarem recitar uma poesia ou ler um texto. A partir das 15h30, o catamarã vai pegar os retardatários e navegar até o por do sol. Não vai faltar inspiração diante de uma paisagem exuberante proporcionada ao longo do passeio”, enfatiza Carlito.

FMAC

Fundação Municipal de Ação Cultural

Rua Melo Morais, nº 59, Centro
CEP: 57020-330 // Telefone: (82) 3312-5820
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
E-mail: protocolofmac@gmail.com