Cultura Nerd realiza Conferência em Maceió

Redação 31/01/2021 às 17:09
Cultura Nerd realiza Conferência em Maceió

Mírian Monte participa da mesa de abertura do evento com outros representantes do poder público municipal e do Sesc/AL

A Conferência da Cultura Nerd em Alagoas foi realizada neste sábado (30), no auditório do Lar São Domingos. O representante da Associação Alagoana de RPG, Jeferson Diniz, proferiu a palestra o Cenário da Cultura Nerd em Alagoas. Jeferson relatou que desde 1989, Maceió inicia com os quadrinistas, o movimento no estado que abrange, além da Capital, as cidades de Arapiraca, São Miguel dos Campos, Colônia Leopoldina. Ele contou ainda que o primeiro quadrinista alagoano foi Messias de Melo, autor do primeiro gibi produzido em Maceió, O Messias, um cartoon com duas histórias e informações sobre a criação da Associação de Quadrinistas de Alagoas.

Imagem do Gibi O Messias
Foto: Arquivo pessoal de Jeferson Diniz

O presidente da Associação Alagoana de RPG, Marcos Peres, foi o moderador da mesa. O evento contou com a participação da presidenta da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), Mírian Monte; do representante da Secretaria Municipal de Governo (SMG), Rodolfo Barros, da área Especial de Políticas Públicas para a Juventude; do vereador Cleber Costa Oliveira e do gerente de esporte e recreação do Sesc/AL, Edeilson Erick. O vereador é autor do Projeto de Lei nº 93/2019 que institui no calendário oficial de Maceió o Dia Municipal da Cultura Nerd, comemorado no segundo domingo do mês de julho.

Jeferson Diniz apresenta cenário da cultura nerd em Alagoas
Foto: Daniel Marinho

Auditório FMAC – A Conferência contou com a apresentação de grupos de Kpop Alagoas, como o Midinight e os Dangers. Houve apresentações de Cosplyers que interpretaram personagens de histórias em quadrinhos japoneses e super heróis como o Batman e o Thor. “É preciso compreender e criar condições para que o segmento seja inserido na economia criativa para haver a expansão do setor em Maceió e para que possamos realizar a Semana da Cultura Nerd”, afirmou Mírian Monte. Durante a Conferência, a gestora da FMAC anunciou a utilização do auditório da Fundação para os ensaios de grupos artísticos e culturais da cidade. O espaço poderá ser utilizado nas terças e quintas-feiras, no horário de funcionamento da Fundação, das 8h às 14h. O agendamento pode ser feito pelo telefone 3312-5820.

Mírian Monte na Conferência da Cultura Nerd
Foto: Daniel Marinho

Cultura Nerd – A cultura nerd é definida como um estilo de vida que reúne um conjunto de bens simbólicos, materiais e imateriais que caracterizam os grupos e segmentos que fazem parte do estilo de vida nerd, pop e geek. Tem como abrangência os espaços e os processos de construção de identidades que se alinham à produção artística de 13 segmentos que compõem uma cadeia criativa e econômica, tais como o role-playing game (jogo de interpretação de personagens), kpop (tipo de dança coreana voltada ao pop), cosplayers (intérpretes de personagens com uso de figurino da cultura pop, de super heróis e de desenhos japoneses), produção de conteúdo nerd, swordplay (simulação esportiva de combates medievais), arte visual, otakus (fãs de animações e quadrinhos japoneses conhecidos como anime e mangá), clube social, gamers (jogadores eletrônicos), jogos de tabuleiro, literatura, arte musical e empresas nerds.

Censo Nerd – Durante a Conferência foi apresentado ainda os resultados do primeiro levantamento realizado durante a pandemia de Covid-19 (Coronavírus) com 231 pessoas que vivem o estilo de vida nerd, tais como artistas, organizadores e simpatizantes. Os dados foram coletados entre dezembro de 2020 a janeiro de 2021. A pesquisa aponta que a maioria é jovem, entre 14 a 19 anos (34%); 20 a 25 anos (30%). Os segmentos dos quais participam são o RPG (32,9%); Games (31,9%); Otaku (28,2%); Kpop (24,9%) e Cosplaye (13,6%). Os gastos são realizados com jogos (25,4%); cinema (19,6%); estuário (13,9%). E quando perguntados se ganham ou já ganharam dinheiro com o cenário nerd, 72,8% disseram que sim e 27,2% responderam não.

Ascom/FMAC

FMAC

Fundação Municipal de Ação Cultural

Rua Melo Morais, nº 59, Centro
CEP: 57020-330 // Telefone: (82) 3312-5820
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
E-mail: protocolofmac@gmail.com