Cultura discute apoio ao cinema local, festa de orixá e Oscar nerd

Redação 09/07/2021 às 12:02
Cultura discute apoio ao cinema local, festa de orixá e Oscar nerd

A segunda edição do Prêmio Destaque Nerd, produção de cinema local e apoio aos movimentos religiosos de matriz africana foram discutidos durante reunião conduzida pela presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), Mirian Monte, nessa quinta-feira (8). Os eventos acontecerão este mês e terão o apoio da FMAC.

o compromisso continuar a atender todos os núcleos culturais de Maceió, a presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), Mirian Monte, se reuniu durante essa quinta-feira (8) com representantes do cinema, cultura nerd e das religiões de matrizes africanas.

Com o representante da Associação Alagoana de RPG, Jefferson Diniz, a presidente tratou sobre a segunda edição do prêmio “Destaque Nerd”, que é considerado o Oscar local da cultura nerd e vai acontecer no próximo domingo (11), quando é comemorado o Dia Municipal da Cultura Nerd.

O evento, que vai ser realizado no Colégio Nosso Lar, na Ponta Grossa, tem o apoio da Prefeitura de Maceió e vai contar com a participação de mais de 103 artistas e entidades do segmento nerd.

As premiações foram divididas entre dez categorias: “O Nerd do Ano”; “Grupo de K-pop”; “Quadrinista”; “Canal de Comunicação Nerd”; “Empresa Nerd’; ‘Destaque Cosplay’; “Mestre de RPG”; “Projeto Cultural Nerd”, “Diversidade Nerd” e “A Nerd do Ano”. A cerimônia será transmitida por meio do canal do Youtube ‘Nerd TV’, às 20h.

Reunião entre Jefferson Diniz, representante da Associação Alagoana de RPG, e a equipe FMAC. Foto: Daniel Marinho / Ascom FMAC
A Prefeitura de Maceió apoia a segunda edição do prêmio “Destaque Nerd”. Foto: Divulgação

O cinema local e sua divulgação também pautaram outra reunião. Desta vez com Rafhael Barbosa e Werner Salles Bagetti, diretores do filme “Cavalo“, que será lançado 12 de agosto nos cinemas e nas plataformas digitais Google Play, Apple TV, Net Now, Sky Play e no canal do YouTube do filme.

“Queremos fazer do nosso estado, da nossa cidade, o que os Estados Unidos faz com seu cinema: apresentar nossa riqueza cultural para o mundo. Essa é uma forma de soft power que precisamos construir”, enfatiza Rafhael Barbosa.

Mirian Monte reforçou o marco político cultural que Maceió vem criando, por meio de editais de incentivo ao segmento. “Esse foi primeiro longa-metragem fomentado por um edital público no estado. E por se tratar de um filme híbrido, que circula entre a ficção, o documentário e a experimentação para falar sobre a memória da ancestralidade no corpo, a importância de ter essa obra amplamente divulgada se torna ainda mais relevante”, destaca a presidente.

Mirian Monte assiste a um trecho do filme “Cavalo”. Foto: Daniel Marinho / Ascom FMAC
Rafhael Barbosa e Werner Salles Bagetti mostram trechos do filme para a equipe da FMAC. Foto: Daniel Marinho / Ascom FMAC

O apoio para os movimentos religiosos de matriz africana foi abordado com a sacerdotisa Mãe Mirian, da casa de religião de matriz africana Ilé N’ifé Omi Omo Posú Betá.

“Alagoas é a terra da liberdade, aqui tivemos o maior e mais importante quilombo no Brasil, e por isso mesmo precisamos valorizar os movimentos da cultura afro-brasileira. Nós nos comprometemos, nesta gestão, a abraçar a todas as tradições culturais da nossa cidade, independentemente de religião”, explica Monte.

Mirian Monte com os integrantes da casa de religião de matriz africana Ilé N’ifé Omi Omo Posú Betá. Foto: Daniel Marinho / Ascom FMAC
Mirian Monte com os integrantes da casa de religião de matriz africana Ilé N’ifé Omi Omo Posú Betá. Foto: Daniel Marinho / Ascom FMAC

Ascom FMAC

FMAC

Fundação Municipal de Ação Cultural

Rua Melo Morais, nº 59, Centro
CEP: 57020-330 // Telefone: (82) 3312-5820
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
E-mail: protocolofmac@gmail.com