Cultura discute apoio ao cinema local, festa de orixá e Oscar nerd
A segunda edição do Prêmio Destaque Nerd, produção de cinema local e apoio aos movimentos religiosos de matriz africana foram discutidos durante reunião conduzida pela presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), Mirian Monte, nessa quinta-feira (8). Os eventos acontecerão este mês e terão o apoio da FMAC.
o compromisso continuar a atender todos os núcleos culturais de Maceió, a presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), Mirian Monte, se reuniu durante essa quinta-feira (8) com representantes do cinema, cultura nerd e das religiões de matrizes africanas.
Com o representante da Associação Alagoana de RPG, Jefferson Diniz, a presidente tratou sobre a segunda edição do prêmio “Destaque Nerd”, que é considerado o Oscar local da cultura nerd e vai acontecer no próximo domingo (11), quando é comemorado o Dia Municipal da Cultura Nerd.
O evento, que vai ser realizado no Colégio Nosso Lar, na Ponta Grossa, tem o apoio da Prefeitura de Maceió e vai contar com a participação de mais de 103 artistas e entidades do segmento nerd.
As premiações foram divididas entre dez categorias: “O Nerd do Ano”; “Grupo de K-pop”; “Quadrinista”; “Canal de Comunicação Nerd”; “Empresa Nerd’; ‘Destaque Cosplay’; “Mestre de RPG”; “Projeto Cultural Nerd”, “Diversidade Nerd” e “A Nerd do Ano”. A cerimônia será transmitida por meio do canal do Youtube ‘Nerd TV’, às 20h.
O cinema local e sua divulgação também pautaram outra reunião. Desta vez com Rafhael Barbosa e Werner Salles Bagetti, diretores do filme “Cavalo“, que será lançado 12 de agosto nos cinemas e nas plataformas digitais Google Play, Apple TV, Net Now, Sky Play e no canal do YouTube do filme.
“Queremos fazer do nosso estado, da nossa cidade, o que os Estados Unidos faz com seu cinema: apresentar nossa riqueza cultural para o mundo. Essa é uma forma de soft power que precisamos construir”, enfatiza Rafhael Barbosa.
Mirian Monte reforçou o marco político cultural que Maceió vem criando, por meio de editais de incentivo ao segmento. “Esse foi primeiro longa-metragem fomentado por um edital público no estado. E por se tratar de um filme híbrido, que circula entre a ficção, o documentário e a experimentação para falar sobre a memória da ancestralidade no corpo, a importância de ter essa obra amplamente divulgada se torna ainda mais relevante”, destaca a presidente.
O apoio para os movimentos religiosos de matriz africana foi abordado com a sacerdotisa Mãe Mirian, da casa de religião de matriz africana Ilé N’ifé Omi Omo Posú Betá.
“Alagoas é a terra da liberdade, aqui tivemos o maior e mais importante quilombo no Brasil, e por isso mesmo precisamos valorizar os movimentos da cultura afro-brasileira. Nós nos comprometemos, nesta gestão, a abraçar a todas as tradições culturais da nossa cidade, independentemente de religião”, explica Monte.
Ascom FMAC
Fundação Municipal de Ação Cultural
Rua Melo Morais, nº 59, Centro
CEP: 57020-330 // Telefone: (82) 3312-5820
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
E-mail: [email protected]