Confira a programação da primeira Festa Literária do Vergel do Lago

Serão três dias de evento, com o tema ‘alagoanidade’

André Aguiar / Secom Maceió 28/04/2022 às 13:12
Confira a programação da primeira Festa Literária do Vergel do Lago
Após a Flipontal, a Flivergel vai ser a segunda das Festas Literárias previstas para acontecer em Maceió. Foto: Célio Júnior / Secom Maceió

Nos dias 28, 29 e 30 de abril o bairro do Vergel do Lago será palco de uma Festa Literária, com palestras, mesas redondas e uma programação repleta de atividades artísticas e culturais. O I Flivergel será o segundo de uma série de eventos literários que a Prefeitura está preparando para os bairros da capital.  

A abertura do evento será nesta quinta-feira (28) às 19h30. Os trabalhos serão iniciados com uma mesa temática sobre “O manifesto do sururu na sociedade digital”, com a presença do professor e homenageado da festa, Edson Bezerra. E a partir das 21h terá o show do cantor Bruno Hitan, no palco central, na Praça Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Na sexta-feira (29), às 9h, haverá uma palestra sobre as funções essenciais à Justiça  e os direitos dos cidadãos, com a promotora de justiça de Alagoas, Karla Padilha. Em seguida, às 11h, terá uma conferência sobre os direitos das crianças e adolescentes, com a promotora de justiça, Vânia Cavalcanti Lima.

Ainda no dia 29, às 14h, o “Empreendedorismo Social” será discutido com o secretário municipal de Assistência Social de Maceió, Carlos Jorge, e a empreendedora social Lisania Pereira. Em seguida, uma mesa redonda sobre a ocupação da Braskem em Maceió e suas conseqüências, com a bióloga Virginia Miller, o cientista José Geraldo Marques e o economista Elias Fragoso. Também terá oficina de poesia, dança afro, musicalização, origami, colagem, papietagem, fuxico, debate ambiental e apresentações teatrais e circenses.

A programação da sexta-feira (29) será finalizada com uma mesa sobre a “República dos Palmares”, com o historiador alagoano Zezito de Araújo, às 19h. Em seguida, terá apresentação cultural com as Batuque das Meninas, às 17h e a banda Faz teu nome, às 21h, no palco central, na Praça Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.  

Já no sábado (30), às 9h, o evento terá três mesas redondas: “Brasil, 200 anos de Independência”, com o historiador Claudemiro Avelino; “Como me descobri Poeta”, com Mirian Monte e; “Literatura do Povo Alagoano”, com escritores e poetas da União Brasileira de Escritores (UBE).

Às 14h terá uma mesa redonda sobre a sobre “a representatividade e a participação da mulher na política”, com a poetisa Mirian Monte e a deputada estadual Jó Pereira e Iana da Central Única das Favelas (CUFA). O dia também será recheado por oficina de filé, contação de história afró e indígena, sarau de poesias, aula de zumba e apresentação do maracatu.

Em seguida o homenageado do I Flivergel, Edson Bezerra, fará um bate papo com os jornalistas Rodrigo Cavalcante, Marcos Tchola, Mailson Honorato e Isadora Padilha.

Após a Festa Literária do Pontal da Barra (Flipontal), a Flivergel vai ser a segunda das Festas Literárias previstas para acontecer em Maceió. Os próximos bairros contemplados serão: Jacintinho, Cidade Universitária (Eustáquio Gomes e Graciliano Ramos), Cruz das Almas, Ipioca, Poço (Vale do Reginaldo), Trapiche da Barra e Fernão Velho.

FMAC

Fundação Municipal de Ação Cultural

Rua Melo Morais, nº 59, Centro
CEP: 57020-330 // Telefone: (82) 3312-5820
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
E-mail: protocolofmac@gmail.com