Concurso Municipal de Coco de Roda tem início nesta terça-feira(16)
Competição reúne grupos tradicionais de Maceió em cinco dias de apresentações no bairro histórico de Jaraguá
A Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), inicia nesta terça-feira(16) mais uma edição do Concurso Municipal de Coco de Roda, dentro da programação do São João Raiz. A competição acontecerá nos dias 16, 17, 18, 20 e 21 de junho, a partir das 18h, em Jaraguá.
O concurso é uma das mais importantes ações de valorização da cultura popular alagoana, reunindo grupos que mantêm viva a tradição do Coco de Roda, manifestação cultural marcada pela música, dança, poesia e pela forte ligação com as comunidades maceioenses.
A abertura da programação contará com apresentações de Aderval do Acordeon e do grupo Poesia na Trincheira. Em seguida, o público acompanhará os shows dos grupos Catolé, Pisa Miudinho, Mandacaru, Paixão Nordestina e Reis do Cangaço.
Ao longo dos cinco dias de programação, os grupos participantes serão avaliados em diversos critérios técnicos e artísticos, celebrando uma tradição que atravessa gerações e faz parte da identidade cultural de Maceió.
O presidente da FMAC, Myriel Neto, destacou a importância do concurso para a preservação das manifestações populares.
“O Coco de Roda carrega a história, a memória e a identidade do nosso povo. A Prefeitura de Maceió, por meio da FMAC, tem trabalhado para fortalecer essas tradições e garantir que os grupos tenham cada vez mais espaço para apresentar seu talento e manter viva essa herança cultural”, afirmou.
O Concurso Municipal de Coco de Roda integra a programação do São João Raiz, iniciativa que valoriza as tradições juninas e as expressões culturais populares, fortalecendo os fazedores de cultura da capital alagoana.
Fundação Municipal de Ação Cultural
Rua Melo Morais, nº 59, Centro
CEP: 57020-330 // Telefone: (82) 3312-5820
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
E-mail: [email protected]