Com apoio da Prefeitura de Maceió, bloco Pinto da Madrugada desfila no dia 11 de fevereiro

Gestão do prefeito JHC mantém investimentos na economia criativa da cidade durante as prévias carnavalescas

Secom Maceió 21/01/2023 às 19:00
Com apoio da Prefeitura de Maceió, bloco Pinto da Madrugada desfila no dia 11 de fevereiro
Lançamento do Bloco Pinto da Madrugada. Foto: Célio Júnior/Secom Maceió

A tradição e a história das prévias carnavalescas em Maceió estão garantidas este ano com o lançamento oficial do Bloco Pinto da Madrugada na noite deste sábado (21), durante o Festival de Gastronomia Popular, na Praça Dois Leões, em Jaraguá. Patrimônio imaterial, o bloco conta com apoio da Prefeitura de Maceió para o seu desfile, que já está agendado para o dia 11 de fevereiro. 

Durante o lançamento, o diretor do Pinto da Madrugada, Hermann Braga, pontuou que o bloco deve arrastar mais de 400 mil foliões, além de demonstrar o quanto a parceria com a Prefeitura de Maceió é fundamental para levar animação, cultura e lazer ao público. 

“Fechamos parceria com a Prefeitura de Maceió e o prefeito JHC compreendeu o quanto o Pinto da Madrugada é relevante para a cultura, o turismo e a economia de nossa cidade. Somos patrimônio imaterial e histórico de Maceió. Juntos, vamos levar alegria, animação e tradição do carnaval de rua pela orla da nossa cidade, abrindo as prévias carnavalescas”, assegurou.

Além de fomentar cultura, o Pinto da Madrugada também contribui para o fortalecimento da economia criativa e o sentimento de pertencimento do frevo em Maceió e demais cidades alagoanas.

“O Pinto da Madrugada é massa”, reforçou Hermann.

Os foliões que acompanhavam o lançamento não esconderam a animação. "Foram dois anos sem o Pinto da Madrugada. Ele fez muita falta nos nossos corações. Estou muito feliz com essa volta. Vim de casa com o meu esposo e meu filho, não poderia deixar de presenciar esse momento tão importante. Com certeza será um carnaval histórico e importante para todos. Será uma festa linda”, destacou Wilma Oliveira, do bairro da Cruz das Almas.

Estudos do Observatório da Economia Criativa e da Economia do Turismo do Estado de Alagoas (OBECT) mostram que dos R$ 148 milhões que as prévias carnavalescas de Maceió movimentaram em 2019, 80,4% ou R$ 119 milhões, foram diretamente ligados ao Pinto da Madrugada. Este montante representa cerca de 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do município de Maceió, em valores atualizados.

Foto: Célio Junior/Secom Maceió
Foto: Célio Junior/Secom Maceió
FMAC

Fundação Municipal de Ação Cultural

Rua Melo Morais, nº 59, Centro
CEP: 57020-330 // Telefone: (82) 3312-5820
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
E-mail: protocolofmac@gmail.com