Caps Everaldo Moreira promove ação de redução de danos e prevenção às drogas no Verão Massayó

Mobilização fez parte das atividades da campanha Janeiro Branco, mês dedicado à conscientização da saúde mental

Marília Ferreira/Ascom SMS 13/01/2023 às 14:22
Caps Everaldo Moreira promove ação de redução de danos e prevenção às drogas no Verão Massayó
Ação abordou importância dos cuidados com a mente e conscientizou a população sobre o uso consciente do álcool. Foto: cortesia

Profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Álcool e Outras Drogas (AD) Dr. Everaldo Moreira realizaram, na noite desta quinta-feira (12), uma mobilização educativa de redução de danos e prevenção ao uso de drogas no Festival Verão Massayó, no estacionamento do Jaraguá. A ação ocorreu em parceria com a Gerência de Atenção Psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC).

O objetivo da atividade foi abordar a importância da saúde mental e minimizar os danos causados pelo uso de diferentes drogas entre o público, sem necessariamente, ter de se abster do consumo, a exemplo de bebidas alcóolicas.

A gerente do Caps AD, Danielle Pacheco, destacou que a ação buscou conscientizar o público sobre a importância dos cuidados com a mente.

“Estamos realizando essa ação com o intuito de conscientizar e sensibilizar a população sobre o quão necessário é cuidarmos da nossa saúde mental. Muitas vezes passamos o ano marcando exames e cuidando muito do nosso físico, e esquecemos da importância de cuidarmos da mente”, ressaltou.

Na ocasião, a equipe do Caps realizou a distribuição de água, preservativos masculino e feminino, panfletos informativos e orientou a população a evitar o consumo de álcool e outras drogas ou, se fazer o uso, fazê-lo de forma consciente.

Janeiro Branco

A ação preventiva no Verão Massayó fez parte das atividades da campanha Janeiro Branco, um movimento social dedicado à construção de uma cultura da Saúde Mental na humanidade. O objetivo é chamar a atenção dos indivíduos, das instituições, das sociedades e das autoridades para as necessidades relacionadas à Saúde Mental dos seres humanos.

FMAC

Fundação Municipal de Ação Cultural

Rua Melo Morais, nº 59, Centro
CEP: 57020-330 // Telefone: (82) 3312-5820
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
E-mail: protocolofmac@gmail.com