SMTT promove ações para garantir segurança no trânsito durante o Maio Amarelo

Foram realizadas palestras em três escolas da rede municipal de ensino

Ascom SMTT 06/05/2022 às 12:28
SMTT promove ações para garantir segurança no trânsito durante o Maio Amarelo
Ação na escola Corintio da Paz, no bairro Cidade Universitária, abriu a semana do Maio Amarelo. Foto: SMTT.

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Maceió programou uma série de atividades e ações educativas para assegurar a segurança no trânsito da capital, no mês que marca o Maio Amarelo.

Durante o mês de maio serão realizadas palestras de orientação, passeio ciclístico e doação de sangue, além da sede da superintendência abrir as portas para receber visitas de estudantes e professores das escolas da rede municipal de ensino. A programação engloba outras instituições públicas e particulares como empresas e estabelecimentos comerciais.

Acompanhe abaixo a programação, a partir da próxima semana

09/05 - Palestra Educativa na empresa Brisa Net (Sipat - direção defensiva)

10/05 - Palestra com os Taxistas no Sest Senat

11,12 e 13/05 - A Escola Vai Até a SMTT com visitação das escolas à sede da superintendência

16 a 20/05 - Ações com colaboradores de empresas

25 e 26/05 - Atividade educativa na empresa Alma Viva

27/05- Ação itinerante em bares da capital com o tema "Madrugar em Maceió é Massa"

29/05- Passeio Ciclístico

31/05 - Evento "Servidor Solidário", com dia de doação de sangue na sede da SMTT

Equipe de Educação da SMTT esteve na escola Luís Pedro II, no Clima Bom. Foto: SMTT.
Equipe de Educação da SMTT esteve na escola Luís Pedro II, no Clima Bom. Foto: SMTT.

Nesta sexta-feira (6), a equipe de Educação da SMTT esteve na escola Luís Pedro II, no bairro Clima Bom, na parte alta da cidade. Os servidores levaram até a instituição todo o aparato utilizado nas instruções feitas no espaço da Escolinha da SMTT. Foram realizados o jogo de percurso com regras de trânsito, palestra sobre comportamento e conscientização e também o teatrinho com fantoches.

"Nosso trabalho nas escolas é contínuo, acontece durante todo o ano, e no Maio Amarelo intensificamos diversas ações voltadas à reflexão sobre a mudança de comportamento seguro no trânsito. Planejamos diversas ações. As primeiras aconteceram nessa semana inicial do Maio Amarelo, com a visitação em três escolas", comentou a assessora técnica de Educação no Trânsito da SMTT, Inês Pessoa.

Após a abertura do Maio Amarelo, na terça-feira (3), no Sest Senat, a SMTT abriu a semana de ações em três escolas da rede pública municipal de ensino. Foram três momentos reunidos com alunos da educação infantil e servidores da Educação de Maceió, em visitas para palestras sobre conscientização sobre o comportamento correto no trânsito em instituições localizadas nos bairros Clima Bom, Benedito Bentes e Cidade Universitária.

Na quarta-feira (4), a atividade foi conduzida na escola Corintho da Paz, que fica no bairro Cidade Universitária. Na quinta-feira (5) foi a vez da visita de orientação à Escola Paulo Bandeira, no Benedito Bentes.

"Educar para boas práticas no trânsito é e sempre será a melhor forma de termos pedestres e motoristas mais conscientes de seu papel. Nada melhor que plantar a sementinha do respeito nas nossas crianças", pontuou Inês.

O superintendente da SMTT, André Costa, destacou a importância do Maio Amarelo e das ações preparadas pelo órgão municipal. "O trânsito não é algo a ser pensado apenas em um período e o Maio Amarelo não é apenas isso, um espaço de tempo para realizarmos ações voltadas para a segurança, mas um momento de intensificar a conscientização sobre o tema. Toda a programação pensada tem esse objetivo, trabalhar a consciência dos motoristas e dos pedestres, sempre com o objetivo de melhorar a segurança viária", informou.

AÇÃO GLOBAL

A Campanha Maio Amarelo foi criada em 11 de maio de 2011, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Os países signatários se comprometeram a reduzir a violência no trânsito em um percentual de 50% no período citado.

As ações foram prorrogadas por mais uma década pela ONU, fixando o período 2021-2030 como a segunda década para ações pela segurança no trânsito e o Brasil, assim como os demais países, estipulou uma meta de redução de 50% das mortes em decorrência de acidentes de trânsito para o novo período.

DMTT

Departamento Municipal de Transportes e Trânsito

Avenida Durval de Góes Monteiro, 829 - Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Telefone: (82) 3312-5330.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.