SMTT orienta condutores para viagens seguras em dias de chuva

Redação 09/08/2021 às 10:19
SMTT orienta condutores para viagens seguras em dias de chuva

Com pistas molhadas, atenção deve ser redobrada para evitar acidentes de trânsito

Condutores devem reduzir a velocidade devido às vias molhadas. Foto: Ascom SMTT

Para garantir segurança viária aos condutores em dias chuvosos, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) orienta os maceioenses para viagens seguras. Condutores devem transitar com velocidade moderada e só fazer ultrapassagens com segurança, além de utilizar o farol baixo para melhor visibilidade das vias.

Além disso, antes de sair de casa, é imprescindível checar as condições dos itens de segurança dos veículos, especialmente nos dias chuvas. Isso inclui faróis, pneus dos veículos e os limpadores de para-brisas, que serão mais utilizados que nos dias comuns.

Devido à aquaplanagem, condutores devem checar as condições dos pneus e freios. Foto: Ascom SMTT

Os motoristas e motociclistas também devem manter uma distância segura entre os veículos e evitar transitar em ruas alagadas, que podem esconder buracos ocasionados pelas chuvas.

“Devido às chuvas, é comum o fenômeno da aquaplanagem, quando há o acumulo de água nas vias. Com isso, é importante redobrar os cuidados, justamente para evitar que acidentes ocorram nesse período”, explicou o assessor técnico de Trânsito da SMTT, Glauco Oliveira.

Faróis devem estar acionados por conta da baixa visibilidade. Foto: Ascom SMTT

Mesmo seguindo todas as dicas, caso o condutor se envolva em algum acidente ou detecte semáforos intermitentes ou para demais ocorrências de trânsito, os maceioenses devem acionar as equipes da Superintendência pelo telefone 3312-5340 ou pelo aplicativo SMTT Maceió – NOI Cidadão, disponível para os usuários do sistema operacional Android.

Os canais funcionam todos os dias da semana e são operados no Núcleo de Operações Integradas (NOI), que funciona 24 horas com equipes de prontidão.

Ascom SMTT

DMTT

Departamento Municipal de Transportes e Trânsito

Avenida Durval de Góes Monteiro, 829 - Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Telefone: (82) 3312-5330.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.