SMTT Maceió realiza ações educativas sobre mudanças no trânsito da Jatiúca

Modificações passam a valer a partir deste sábado (14)

Ascom SMTT 13/01/2023 às 12:11
SMTT Maceió realiza ações educativas sobre mudanças no trânsito da Jatiúca
Ação orienta moradores e condutores. Foto: Evinho Silva/Ascom SMTT

A equipe de Educação no Trânsito da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) concluiu, nesta sexta-feira (13), diversas ações educativas voltadas para a implantação de um binário no bairro Jatiúca, parte baixa de Maceió, que inicia neste sábado (14).

A atividade teve como objetivo orientar moradores e condutores que trafegam pela região para as mudanças de sentido que ocorrerão nas avenidas Pretestato Ferreira Machado e Paulo Falcão, que passam a ter sentido único, para melhorar a fluidez do trânsito.

"Durante as ações, percebemos que as modificações estão sendo bem aceitas por todos que estão sendo abordados pela equipe, pois sabem que as modificações vão diminuir o congestionamento. Além do acompanhamento, também ouvimos as sugestões da comunidade, como o caso do estacionamento, que já foi reajustado pela equipe da Diovia", declarou Aldinete Dantas, educadora de trânsito.

O fluxo da Avenida Pretestato Ferreira Machado passará a ter sentido único para a Avenida Dona Constança de Góes Monteiro (Maceió Shopping), enquanto o fluxo da Avenida Paulo Falcão será direcionado para a Rua Professora Maria Esther da Costa Barros (orla marítima).

O morador, Josué Oliveira, que reside na Jatiúca há 54 anos, elogiou a ação educativa pois acredita que o trabalho de conscientização e informativo é extremamente importante para o conhecimento das mudanças, principalmente, dos residentes e demais pessoas que circulam pelo bairro.

"Nós precisávamos de mudanças aqui com urgência e chegou na hora certa. São alterações excelentes para quem transita por aqui todos os dias e fazer esse trabalho da panfletagem ajuda muito na compreensão", declarou.

João Paulino atua como taxista na região e contou que as mudanças serão essenciais pois trarão melhorias para quem trafega no local, já que o trânsito na localidade é muito caótico, os condutores não respeitam as sinalizações e ocasionam acidentes.

"Fui informado pela equipe que as ruas serão em sentido único, e acho isso muito importante, porque diminui os riscos. Já vi que as sinalizações aqui estão bem visíveis, principalmente, com a colocação dos tachões", revelou.

Confira as mudanças

Além dos fluxos únicos das avenidas Pretestato Ferreira Machado e Paulo Falcão, outra alteração é que a preferência sobre o trânsito que antes eram das vias citadas, passa a ser das vias transversais, sendo elas: Travessa Jatiúca, Rua Doutor José Bernadino Carvalho Leite, Rua Antônia Alves Carvalho Leite, Rua Doutor Fernando Aranha Saraiva Barbosa, Rua Artagnan Martins Réis e Travessa Isabelle Gondim Lima.

O local já conta com placas de sinalizações instaladas pela Diretoria de Operações Viárias da SMTT e tachões que indicam a mudança e reforçam a visibilidade dos condutores.

As modificações abrangem também a Travessa Jatiúca, Rua Doutor José Bernadino Carvalho Leite e Rua Antônia Alves Carvalho Leite, que além do sentido único, terão os seguintes sentidos: Travessa Jatiúca e Rua Antônia Alves Carvalho Leite em direção à Avenida Doutor Antônio Gomes de Barros e a Rua Doutor José Bernadino Carvalho Leite para a Avenida Luiz Ramalho de Castro. Os retornos também se tornarão sentido único.

As ruas Doutor Fernando Aranha Saraiva Barbosa, Artagnan Martins Réis e Travessa Isabelle Gondim Lima, permanecem com o sentido atual.

DMTT

Departamento Municipal de Transportes e Trânsito

Avenida Durval de Góes Monteiro, 829 - Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Telefone: (82) 3312-5330.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.