Servidores da SMTT recebem capacitação para atender ao público com necessidades especiais
Evento contou com palestras e treinamentos sobre inclusão social
Servidores da Divisão de Cadastros da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), participaram na segunda-feira (9), da segunda capacitação que teve como tema: Otimização inclusiva no âmbito público – atendimento de alta performance, que foi realizada para melhorar o atendimento prestado aos idosos, pessoas com deficiências e doenças incapacitantes que são atendidos no órgão municipal.
O evento teve como objetivo o aprimoramento pessoal e técnico dos colaboradores que prestam atendimentos na SMTT, e contou com palestras sobre os direitos e as necessidades dos cidadãos. A ideia é que os servidores possam refletir sobre as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência e que a iniciativa contribua para a inclusão social.
Os colaboradores receberam treinamentos sobre a responsabilidade do setor público em proteger os direitos da pessoa com deficiência na utilização dos serviços, também sobre como realizar a análise documental no atendimento ofertado pelo órgão.
Noções básicas da Língua Brasileira de Sinais (Libras) foram apresentadas, para que seja feito um primeiro encaminhamento ao usuário surdo, enquanto o intérprete que atua no setor é chamado para conduzir o atendimento.
Para a conselheira estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Alagoas, Silvia de Souza Campos, a capacitação desses servidores irá beneficiar aos usuários que precisem acessar o órgão.
“Os cidadãos encontrarão servidores qualificados, que os atendam respeitando suas especificidades. A proposta de buscar a excelência dos serviços e principalmente a humanização dos atendimentos. É fundamental para que tenhamos um acolhimento com mais dignidade, principalmente as pessoas com deficiência”, concluiu.
“É importante ter o conhecimento amplo das demandas sociais, principalmente, quando atendemos diretamente um público que precisa de um suporte especial durante o atendimento, pois cada um tem a sua particularidade. Conhecer essas necessidades é fundamental para que o cidadão tenha um atendimento humanizado, empático e acessível”, pontuou a coordenadora da Divisão de Cadastros da SMTT, Michelly Amâncio.
A agente de trânsito, Taglyane Vilela, contou sobre sua experiência no período em esteve no setor de atendimento. “É sempre bom trazer esse tipo de ação para os servidores. Assim, o nosso atendimento se torna, ainda mais, acolhedor. Além de capacitar, esses momentos são importantes, porque deixam o comodismo de lado. Eu pude compartilhar um pouco de tudo que já vivi no atendimento ao público, durante este tempo como servidora”, finalizou.
Também estiveram na capacitação a psicóloga do Hospital Escola Dr. Helvio Auto, Karina Vasconcellos, com a proposta de romper os estigmas sobre as pessoas que convivem com HIV/Aids e o médico perito Benedito Correia, que explicou sobre as doenças incapacitantes e as necessidades desse público durante o atendimento.
Ascom SMTT
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