Seminário discute soluções para o excesso de carros e aponta o transporte coletivo como aliado
Evento integra a programação da Semana Nacional de Trânsito em Maceió
Em alusão ao Dia Mundial Sem Carro, que reflete sobre o uso excessivo de automóveis e os impactos na mobilidade urbana, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) realizou nesta quinta-feira (22) um seminário para discutir sobre a contribuição dos modais de transporte para a redução dos impactos nocivos ao meio ambiente.
Na ocasião, foram debatidos o avanço da tecnologia como aliada no embarque dos usuários, a sustentabilidade com foco na emissão de gases pelos veículos, além da necessidade de implementação de ações que fomentem o transporte por bicicleta.
“O Dia Mundial Sem Carro tem o objetivo de levar uma reflexão para as pessoas, acerca do excesso de uso de automóveis particulares, frente aos transportes públicos e ao deslocamento por meio da bicicleta e à pé. A própria pandemia veio para fortalecer a micromobilidade, que é o deslocamento curto através da bicicleta ou de qualquer outro modal”, destacou a diretora do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió, Paula Isanelle.
Titular da promotoria de Urbanismo do Ministério Público de Alagoas, Jorge Dória, foi um dos palestrantes da solenidade e discorreu sobre "O olhar do Ministério Público no fomento ao transporte por bicicleta".
“É um tema que tem que ser discutido todos os dias, a mobilidade urbana é crucial numa cidade para o bem estar do cidadão. É muito importante que a comunidade participe desse processo, cobrando, apontando problemas e soluções. Fiquei muito satisfeito de ver o plenário cheio de estudantes”, contou.
Além disso, foi analisado o caso de Maceió frente ao avanço da tecnologia. Na capital alagoana, os usuários do SIMM já podem efetuar o pagamento da tarifa de ônibus com a aproximação do cartão de crédito, sendo a única capital do Nordeste que possui o serviço completo, com o pagamento até por carteira digital e smartwatches, fruto da implementação o sistema Vamu.
Um dos aplicativos parceiros e disponibilizados pela Prefeitura para otimizar a checagem das viagens e reduzir o tempo de espera pelos coletivos também integrou a programação, abordou a experiência do passageiro do transporte público.
“Hoje, Maceió figura entre nossas cinco principais cidades em downloads e acessos da plataforma tecnológica. A gente tem uma relação muito próxima com a SMTT, com a Prefeitura de Maceió e isso traz para a população uma segurança muito grande no dado que a gente entrega, fazendo com que faz com usem o aplicativo, abracem e o tenha dentro da rotina no dia a dia, na dinâmica de deslocamento utilizando o transporte público”, explicou a CPO do Cittamobi, Emanuele Teixeira Cassimiro.
O evento contou também com a mesa redonda “Compreendendo a realidade do SIMM: avanços e desafios”, com a participação dos servidores da SMTT, Cleydner Marques (Economista da SMTT e professor da Universidade Federal de Alagoas- UFAL) e Sílvio Sarmento (coordenador de Controle do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió- SIMM).
Sobre a Semana Nacional de Trânsito
Todos os anos, a campanha desenvolve ações educativas e de conscientização voltadas aos envolvidos no dia a dia do trânsito, e inclui pedestres, ciclistas e condutores de veículos. “Juntos Salvamos Vidas” é o tema escolhido para ser trabalhado na série de atividades em 2022. Neste ano, os órgãos de trânsito devem abordar as consequências negativas dos acidentes em todos os seus efeitos e impactos sociais, econômicos e psíquicos.
Departamento Municipal de Transportes e Trânsito
Avenida Durval de Góes Monteiro, 829 - Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Telefone: (82) 3312-5330.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.